Geral

Carnaval de rua em Vitória será vigiado por mais de 100 câmeras

Segundo Amarílio Boni, secretário de Segurança Urbana, a intenção do monitoramento é ampliar o patrulhamento da polícia e inibir crimes

Foto: Maria Clara / Folha Vitória

O Carnaval começa oficialmente neste sábado (10) e em Vitória, a folia será monitorada por 107 câmeras. Na região do Centro de Vitória, são 58 e outras 49 estão no Sambão do Povo, onde acontecerão shows após encerramento dos blocos de rua, de sábado a segunda-feira. 

As câmeras são operadas Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom) e estarão funcionado durante os desfiles dos mais de 20 blocos que vão às ruas durante o Carnaval, de acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu). 

Durante o período de festas, um posto de comando integrado será montado na Praça Costa Pereira, com os operadores e equipamentos, para centralizar as ações da Guarda de Vitória, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar. 

 >> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

De acordo com a Guarda Municipal de Vitória, 380 agentes estarão em patrulhamento durante o carnaval, ao lado de membros da Polícia Militar. 

Segundo Amarílio Boni, secretário de Segurança Urbana, a intenção do monitoramento é ampliar o patrulhamento da polícia e inibir crimes. 

“Um trunfo deste planejamento é a tecnologia. O monitoramento pelas câmeras é permitir que mais ‘olhos’ da segurança pública observem a ação de suspeitos, contando inclusive, com um ângulo diferente dos agentes que estão na rua. A partir do momento que um operador das câmeras identifica qualquer ação suspeita, os agentes da Guarda de Vitória são deslocados para o ponto. É a possibilidade de ampliar o patrulhamento e inibir ações criminosas”. 

Leia Também: ES recebe novo alerta de chuva intensa; veja previsão do tempo

Guilherme Lage, repórter do Folha Vitória
Guilherme Lage

Repórter

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.