Drones e mais de mil policiais vão atuar para garantir a segurança dos foliões durante os desfiles das escolas de samba do Carnaval de Vitória, que acontecem entre sexta (2) e domingo (4), no Sambão do Povo. A expectativa é que o local receba 20 mil foliões por dia.
As informações foram repassadas, nesta segunda-feira (29), em uma coletiva realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Além da criação de um posto de comando integrado, localizado na entrada da passarela do samba, a Polícia Militar vai atuar nos arredores, com polícia montada, policiais a pé e em viaturas.
“Nesse centro vamos reunir os órgãos de segurança. Dessa forma, o atendimento ao público será mais célere. Todo início de serviço vamos estar juntos, dividindo o efetivo”, disse o subsecretário de Estado de Integração Institucional, Márcio Celante.
Também haverá ações no entorno e em regiões de Cariacica e Vila Velha. Ao todo, 1.200 agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal de Vitória atuarão para garantir a segurança.
Confira o efetivo que será empregado:
Além disso, segundo o comandante da PMES, Douglas Caus, durante o Carnaval, o uso de drones durante as aglomerações será imprescindível.
“O drone multiplica o efeito da prevenção, não apenas o crime contra o patrimônio, como inibir as brigas. Ele é necessário para identificar os acessos, e no início de qualquer confusão”, disse o comandante.
Policiamento reforçado nos terminais de ônibus
Já Márcio Celante afirmou que os terminais de ônibus de São Torquato, em Vila Velha, e Jardim América, em Cariacica, também terão reforço policial.
“Terá um reforço maior nas proximidades dos terminais rodoviários. O objetivo maior é transmitir uma sensação de segurança para os foliões que forem aproveitar a festa, tanto no local, quanto nos arredores”, disse.
Os órgãos de segurança também informaram que será implementado um reforço na Delegacia de Polícia de Santo Antônio, além de reforço nas regionais da Grande Vitória.
Videomonitoramento na região
Segundo o subsecretário de Segurança Urbana de Vitória, Helvio Alves Júnior, a Guarda atuará com um efetivo de 100 homens em 40 viaturas, no entorno do sambódromo. Também serão utilizadas câmeras de videomonitoramento.
“São câmeras em funcionamento que serão utilizadas para auxiliar as equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros”, disse.
LEIA TAMBÉM: Jovem é agredida com garrafa de uísque na cabeça pelo ex-marido em Cariacica