Interdições e maior fiscalização dos ambulantes e de equipamentos de som foram as medidas definidas para serem adotadas nos próximos desfiles de blocos de Carnaval de Vitória. As ações foram definidas após uma reunião nesta terça-feira (4) entre comerciantes, Prefeitura de Vitória e Polícia Militar, motivada pela confusão durante um evento irregular na Praia do Canto, no último sábado (1º).
A discussão que apontou as soluções ocorreu no 1º Batalhão da Polícia Militar e não foi aberta à imprensa.
Após o encontro, a reportagem da Rede Vitória entrou em contato com o secretário municipal de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira. Ele disse que a prefeitura, em acordo com a Polícia Militar, interditará três vias no Triângulo das Bermudas.
São elas: Rua Joaquim Lírio, Rua Selimo Vieira Gomes e Rua Manoel Gonçalves Carneiro. Os acessos são conhecidos como “ruas vivas” e ficam entre os bares “Dim Dom Dom” e “Bilac”.
Essas interdições vão permitir uma fiscalização maior de ambulantes e equipamentos de som, já que nesses espaços a aglomeração de pessoas é potencializada, dificultando o controle.
Também será solicitada a presença do Conselho Tutelar no local, por conta das crianças que consomem álcool e drogas; e o comparecimento do Procon, a fim de fiscalizar o comércio no entorno. Inclusive, dos ambulantes, principalmente quanto à venda de bebidas alcoólicas para menores de idade.
Sobre o Carnaval, Fronzio Calheira respondeu que os blocos autorizados têm uma estrutura prevista com interdição de via nos locais que percorrem, banheiros químicos e limpeza pública de imediato. O secretário de segurança sugere, ainda, que as pessoas procurem eventos autorizados para frequentar.
Nova reunião
Nesta quarta-feira (05), está programada uma nova reunião sobre os blocos, a convite do promotor Marcelo Lemos. Estarão presentes o Ministério Público e a Associação de Moradores da Praia do Canto.
Resumo do conflito
A confusão aconteceu no último sábado (1º), na região conhecida como Triângulo das Bermudas, que concentra muitos bares e restaurantes no bairro Praia do Canto. O evento, agendado pelas redes sociais, não tinha autorização da prefeitura. Mais de 10 mil pessoas estiverem no local.
O que era para ser um bloquinho de Carnaval acabou se transformando em palco de confusão, com brigas e garrafas de vidro quebradas. A Associação dos Comerciantes do bairro acusa a prefeitura de falha na estratégia de segurança. O secretário da pasta, Fronzio Calheira, admitiu que a PMV sabia do evento, mas que não tinha como estimar o número de participantes.
Com informações do repórter Paulo Rogério, da TV Vitória/Record TV.