Geral

Carnaval no ES | Fiscalização interrompe festas irregulares

Segundo a Prefeitura de Vitória, equipes monitoraram as regiões do Centro, do Triângulo das Bermudas, da Rua da Lama e da Curva da Jurema

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Vitória

Por conta da pandemia do novo coronavírus, mais uma vez, as festas de carnaval foram canceladas em vários municípios do Espírito Santo. O objetivo da determinação é evitar novos picos provocados pela disseminação da covid-19.

Mesmo com cancelamento das festividades, em alguns municípios do Espírito Santo, algumas festas sem autorização para acontecer foram identificadas por agentes de segurança.

Nos últimos dias, ambulantes, eventos irregulares, concentração de pessoas e quiosques foram alvo de fiscalização. 

De acordo com a Prefeitura de Vitória, uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec), monitorou durante todo domingo (27), as regiões do Centro, do Triângulo das Bermudas, da Rua da Lama e da Curva da Jurema.

Além desses pontos, a equipe também foi a Itararé, acompanhada de agentes da Guarda Municipal e da Ronda Ostensiva Municipal, para apurar a denúncia envolvendo um bloco de rua e aglomeração de pessoas. Porém, segundo a secretaria, não foi constatada nenhuma irregularidade. 

Ambulantes também foram alvos de fiscalização. Os trabalhadores que estavam nos locais monitorados foram abordados e orientados pela equipe a suspender as vendas. 

No sábado (26), as equipes também estiveram no bairro Santos Dumont, após denúncias de possíveis blocos, mas assim como no domingo não constatou irregularidades.

No Centro, na Lama e no Triângulo, houve atuação além de abordagens a ambulantes. No Triângulo das Bermudas, caixas de som foram apreendidas e alguns carros foram guinchados por estarem estacionados em locais proibidos. Já na Rua da Lama, após as 2h, foi necessário fazer a dispersão do público presente no local.

Veja a fiscalização em outros municípios da Grande Vitória 

Vila Velha

Segundo a Prefeitura de Vila Velha, a Guarda Municipal registrou apenas um evento não autorizado, na Barra do Jucu, na tarde de domingo (27). As guarnições presentes orientaram as pessoas e não foi necessário qualquer tipo de ação para dispersão no local.

Além disso, foram realizadas fiscalizações em bares, restaurantes e casas de eventos com intuito de orientação e fiscalização. Ao todo, foram visitados 19 locais em todo fim de semana. A fiscalização continuará atuando no plantão e por demanda via 162, com a possibilidade de qualquer morador denunciar eventos ilegais.

Cariacica

Já a Prefeitura de Cariacica informou, que há um decreto municipal que proíbe a realização de eventos públicos e eventos privados em vias públicas, inclusive blocos de carnaval e festas, vigente entre 19 de janeiro e 6 março. 

O objetivo é a prevenção e a necessidade de conter a disseminação dos vírus da Covid-19 e da gripe Influenza, H1N1 e H3N2. 

A administração municipal disse, ainda, que durante o Carnaval a fiscalização funcionará de forma integrada com agentes da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, fiscais de posturas da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Não foram registradas ocorrências.

Viana

De acordo com prefeitura, até o momento, nenhuma ocorrência foi registrada no município. A Guarda Civil Municipal intensificou a fiscalização durante todo o feriado.

Guarapari

No município de Guarapari, a prefeitura relatou, por meio da Secretaria de Postura e Trânsito (Septran), que não houve registro de blocos clandestinos e desconhece ocorrências de festas clandestinas até o momento no município. A fiscalização continuará ativa nos dias de Carnaval.