Carnaval é época de fantasias e maquiagens extravagantes! No entanto, para aproveitar o feriado da melhor maneira possível, é necessário estar atento aos cuidados especiais com a pele no momento da produção.
A remoção do glitter, lantejoulas ou a purpurina de todos os lugares após as festividades incomoda muitos foliões, que podem prejudicar o rosto sem o conhecimento necessário.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Por isso, o Folha trouxe dicas especiais para os leitores! Fique ligado nas sugestões de cuidados com a pele e remoção dos brilhos para arrasar ainda mais no feriado:
Produção
Para uma produção segura e inofensiva a pele, deve-se seguir alguns passos. O maquiador da Rede Vitória, Julio Silveira, chamou atenção para a escolha dos produtos que serão utilizados.
“Dê preferência para produtos indicados para pele, principalmente se for para utilização no rosto e de maneira especial, nos olhos”, alertou.
Além disso, é sempre recomendável checar a validade das maquiagens e produtos utilizados, afim de evitar alergias, irritações ou entupir os poros.
O uso de filtro solar ou hidratante específico também é uma boa dica para proteger e embelezar a pele, bem como disfarçar os poros antes da aplicação de qualquer material.
Segundo a médica dermatologista Dra. Patrícia Friço, testar os produtos antes do Carnaval é importante para prever irritações ou alergias. A especialista recomendou utilizar os pulsos para passar os produtos antes de aplicar no rosto.
“Existe um risco de provocar alergias e também de atingir os olhos, causando conjuntivite, blefatite, tersol e olhos inchados ou vermelhos. O ideal é observar se o produto escolhido é dermatogicamente testado, o que diminui muito a chance de consequências negativas” explicou.
A dermatologista recomenda ainda não fazer uso das decorações fora da rotina das maquiagens caso haja a existência de um histórico forte de alergias.
Por último, evitar a proximidade de glitter e purpurinas com a região dos olhos é a dica mais destacada pelos especialistas. De acordo com a dermatologista Thayla Campostrini, os brilhos podem causar arranhões, os quais são porta de entrada para vírus, bactérias e outras infecções.
Remoção
O pós-festa é tão importante quanto a produção. Apesar do cansaço, deixar os produtos no rosto é prejudicial e pode causar aumento de oleosidade, acne, entupimento dos poros e até perda do viço (textura hidratada e saudável) da pele.
Utilizar demaquilantes, sabonetes e hidrantes é o ideal após a curtição. A dermatologista Dra. Patrícia Friço novamente faz um alerta sobre esse processo. “Para remover a maquiagem é com delicadeza, sem esfregar, com algodão e um demaquilante, ou água micelar. Também pode-se utilizar lenços ou gel de limpeza específicos para a remoção”, explicou.
O maquiador Julio Silveira ainda acrescentou dicas durante essa etapa. “Especialmente com os resíduos que acabam migrando para as mucosa, boca, olhos e nariz, certifique-se de remover com cuidado e movimentos leves para não agredir a pele. Caso caia nos olhos lave bem com soro fisiológico. Em casos mais graves, procure um oftalmologista”, recomendou.
Ainda, quando se trata de remover glitters e purpurinas, o incômodo é ainda maior. Para essa situação, o especialista revelou alguns truques.
“Para retirar completamente o glitter existe uma técnica muito boa: Você vai utilizar uma fita adesiva e envolver nos dedos com o lado volante pra fora, até encostar nas áreas onde o brilho está concentrado. Faça isso algumas vezes até que não sobre quase nada”, contou.
Em seguida, o maquiador recomendou utilizar um demaquilante bifásico, trifásico ou mesmo um óleo de banho. Com o auxílio de um algodão ou de um lenço demaquilante, é possível retirar o restante e logo depois lavar bem o rosto com um sabonete especifico ou shampoo infantil.
Finalmente, basta terminar o processo hidratando a pele com o creme hidratante facial indicado para o seu tipo de pele.
Julio ainda recomenda a utilização de produtos biodegradáveis, por serem de mais fácil remoção. “Além disso, não corre o risco de ir para os oceanos e ser confundido com alimento para pequenos peixes e seres marinhos”, comentou.
O método da fita adesiva também pode ser utilizado em roupas e em qualquer item da casa. No entanto, outra dica muito compartilhada pelos internautas é a utilização de massinhas de modelar no corpo para retirar os brilhos.
Com os cuidados devidos e dicas fáceis de serem seguidas, aproveitar a folia pode ser uma tarefa mais leve!