O carro percorreu 74 km de Vitória até Guarapari
O projeto de carro autônomo da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) trafegou pela primeira vez em vias urbanas e em rodovia praticamente sem intervenção humana e cumpriu mais um objetivo. O Iara (Intelligent Autonomous Robotic Automobile) saiu de Vitória no último dia 12 e percorreu 74 km até a praia de Meaípe, em Guarapari.
De acordo com o professor Alberto Ferreira, que é um dos coordenadores do projeto, o objetivo é entender, a longo prazo, o funcionamento do cérebro e dar autonomia à pessoas com problemas de visão ou de locomoção.
“Nós queremos entender como o cérebro funciona e, no caso do carro, nós começamos com o visual. Ele é um laboratório para entender a visão humana. Quando for totalmente autônomo a pessoa ganha autonomia para ir para onde ela quiser. Mas até chegar nessa fase ainda falta muito”, explica.
O teste foi feito à noite e precisou de intervenção poucas vezes, em situações que não estavam previstas no trajeto, como um sinal amarelo, por exemplo. Por estar programado somente para sinal vermelho e verde, ele não soube como responder e precisou ser ser controlado.
Além do professor Alberto Ferreira, o projeto contou com outros dois professores do Departamento de Informática da Ufes e 17 pesquisadores de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Com o sucesso do carro autônomo, um novo projeto já foi aprovado e agora está sendo criado. A novidade é o projeto de um caminhão autônomo para fazer o controle ambiental de uma empresa privada.