Geral

Carteiras de identidade serão emitidas de forma mais rápida em Anchieta

O serviço funciona no Posto de Identificação, localizado na Casa do Cidadão, no centro da cidade. O horário de funcionamento é das 11 às 17h e o setor atende, por senha, até 25 pessoas

A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria de Governo, ampliou o número de servidores Foto: Reprodução

A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria de Governo, ampliou o número de servidores para atender com mais agilidade e qualidade os serviço de expedição de Carteira de Identidade ou RG (Registro Geral).

Agora, quatro servidores municipais serão responsáveis em atender toda demanda do município.

O serviço é de responsabilidade do Departamento de Identificação – DEI – da Polícia Civil.  A emissão da 1ª via da carteira de identidade passou a ser um serviço gratuito em todo o território nacional, conforme a Lei Federal 12.687/2012.

Já para emissão da segunda via, é necessário pagar uma taxa de R$ 54. Se a pessoa for aposentada, desempregada ou receber mensalmente ganho inferior a três salários mínimos, fica isenta da taxa.

Documentos necessários para emitir a 1ª via da Carteira de Identidade ou solicitar a 2ª via da Carteira de Identidade são os seguintes:

>> 01 foto 3×4 recente  –  adolescentes e adultos do sexo masculino deverão ser fotografados com camisa com colarinho;

>> Certidão de nascimento (se for solteiro), certidão de casamento (se for casado) ou certificado de naturalização (original ou cópia autenticada) – original ou autenticada;

>> Comprovante de pagamento da taxa (no caso da 2ª via, se não for isento);

>> Comprovante atual de residência;

>> CPF, se o requerente desejar que conste o número desse respectivo documento na carteira de identidade. Nesse caso, o cidadão deverá apresentar o CPF original ou uma cópia autenticada.

Posto de Identificação de Anchieta:

Casa do Cidadão, centro – Tel.: (28) 3236-2908.
Horário: 11 às 17h