Os Estados Unidos seguem vendo aumento das forças militares russas próximo à fronteira com a Ucrânia, reforçou a Casa Branca. Em coletiva à imprensa, a vice-secretária de imprensa da administração, Karine Jean-Pierre, reiterou que ainda não está claro qual caminho a Rússia escolherá seguir na atual crise.
“Estamos em uma janela na qual a invasão poderia acontecer a qualquer momento”, afirmou. Jean-Pierre se recusou a comentar sobre a possibilidade de unidades russas já estarem prontas para o ataque, como reportado pela CBS News. A porta-voz disse repetidamente que não iria comentar sobre qualquer informação ligada ao serviço de inteligência americano.
Jean-Pierre afirmou que os EUA estão preparados para uma solução diplomática e desescalada militar, “mas agora cabe a Vladimir Putin tomar a decisão”.
Em relação ao fechamento da embaixada americana em Kiev, a porta-voz disse que a expectativa é de que seja retomada “quando for possível”. Até o momento, ela reiterou o pedido para que os cidadãos americanos que puderem deixarem a Ucrânia.