Geral

Casa Branca diz que missão do país na Síria está chegando a um 'final rápido'

A Casa Branca afirmou nesta quarta-feira que a missão dos Estados Unidos na Síria está “chegando a um final rapidamente”, em meio a pedidos do presidente americano, Donald Trump, para retirar as tropas na Síria da guerra contra o Estado Islâmico. A Casa Branca não ofereceu nenhum cronograma para a presença dos EUA em solo sírio, mas disse que o governo Trump, juntamente com seus parceiros, continua comprometido com a eliminação do Estado Islâmico no país.

“Continuaremos a consultar nossos aliados e amigos em relação a planos futuros. Esperamos que os países da região, além da Organização das Nações Unidas (ONU), trabalhem pela paz e garantam que o Estado Islâmico nunca ressurja”, disse a porta-voz da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders.

A declaração segue uma reunião realizada nesta terça-feira com o conselho de Segurança Nacional, que Trump convocou para ponderar a manutenção de tropas na Síria, depois de ter dito, repetidamente, que gostaria de retirar as tropas do país. Comandantes militares têm argumentado sobre a importância de permanecer no país até que as áreas anteriormente controladas pelo Estado Islâmico tenham sido estabilizadas e estejam protegidas de retornar ao controle do grupo extremista.

Na semana passada, Trump congelou mais de US$ 200 milhões em fundos de recuperação para a Síria e pediu aos aliados do Golfo Árabe que contribuam com bilhões para os esforços de estabilização e restauração do país, incluindo US$ 4 bilhões de Riad. Fonte: Dow Jones Newswires.