A CasaCor ES está de volta a Vitória e ao Clube Ítalo Brasileiro, espaço que já abrigou a mostra em 2019. A edição de 2023 tem início nesta quarta-feira (4), e segue até 29 de novembro, propondo um olhar renovado sobre o conceito de morar.
A mostra deste ano tem 29 ambientes criados por 35 profissionais das áreas de arquitetura, decoração, design de interiores e paisagismo.
O tema deste ano, “Corpo e Morada”, explora a ideia de que uma casa deve ser uma extensão natural do indivíduo e sua conexão com o mundo exterior.
Essa abordagem se manifesta no próprio layout da mostra, onde casas convencionais com divisões rígidas dão lugar a espaços integrados, como estúdios com cerca de 40 metros quadrados e lofts com aproximadamente 100 metros quadrados.
“Isso demonstra que as pessoas valorizam mais do que nunca o significado da casa, onde o tamanho não é necessariamente sinônimo de qualidade de vida. O que é inegociável são os laços de conexão, memórias afetivas e a sensação de pertencimento. A casa e as relações interpessoais estão moldando uma nova maneira de viver e conviver”, explica a diretora da Casa Cor, Rita Tristão.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A escolha do Clube Ítalo Brasileiro como local novamente para a mostra é significativa, pois é um espaço repleto de referências e memórias da colonização italiana e da própria Casa Cor ES.
A mostra deste ano faz uma homenagem aos 150 anos da primeira cidade brasileira de colonização italiana, Santa Teresa, e traz vários ambientes com referência à imigração.
Um deles, por exemplo, a “Via dell’ Immigrazione Italiana”, de Jarbas Barros Gomes e Cassius Gonçalves, traz um painel com 9.564 sobrenomes de famílias italianas, representando 36.666 pessoas.
A CasaCor ES 2023 mantém essas referências em todo o seu circuito, apesar da diversidade de ambientes temáticos.
Predomina uma estética de formas orgânicas, linhas sinuosas, abraços acolhedores proporcionados por estofados robustos, mas macios, tudo envolto por materiais naturais como madeira, pedra e uma abundância de vegetação.
O azul do mar emoldura o clube, oferecendo vistas deslumbrantes de partes de Vitória e da vizinha Vila Velha.
Jornada
A jornada na CasaCor ES 2023 começa com a fachada, “Facciata del Mar”, que mescla elementos contemporâneos com influências toscanas.
O arquiteto Arthur Lahaas concebeu arcos adornando o portão principal, onde cascadas de trepadeiras suavizam a imponência do espaço. Essa fusão de formas arredondadas com um design clean é um tema recorrente que se estende ao “Checkpoint do Design”.
No “Lounge Receptivo”, projetado pelas arquitetas Letícia Quintanilha e Victoria Nader, destacam-se mosaicos de pedras naturais em uma parede côncava.
Essa característica se repete em vários outros ambientes, como o “Loft Italiano”, de Larissa Villaschi; o piso da varanda do “Skyline Restaurante”, de Aline Leivas, e no “Wine Spot”, de Mariana Freitas e Mayra Catabriga, além de detalhes na “Varanda do Enófilo”, de Bruna Perim.
Veteranos e frequentadores assíduos da CasaCor, o designer de interiores Sérgio Palmeira (“Loft do Jovem Casal”), Letícia Finamore (“Techno Lounge”) e Cyane Zoboli (“Loft Deca”) apostam na amplitude, horizontalidade e na valorização da vista, além de elementos naturais como a madeira.
“A melhor conexão com a natureza é, afinal, estar imerso nela, e o Clube Ítalo Brasileiro oferece um cenário exuberante de mar, vegetação e vistas infinitas. A luz do sol é convidada a adentrar, atravessar e iluminar os espaços”, diz Rita.
A conectividade e a diversidade de espaços também são aspectos essenciais. Isso se reflete no “Café Coworking Marelli”, de Laís de Sá; na “Sala de Maquiagem”, de Rafaela Reis e Lorena Dar’c, e na loja de óculos “Golden Eye”, de Renata Tristão.
Serviço
27ª CasaCor ES
Data: 4 de outubro a 29 de novembro
Funcionamento: terça a sábado, das 14h às 21h, e domingos e feriados, das 12h às 19h
Local: Clube Ítalo-Brasileiro (Rua Renato Nascimento Daher Carneiro, 1.036, Ilha do Boi, Vitória/ES)
Ingressos: R$ 90 (inteira) e R$ 45 (meia)
Vendas: bilheteria e app Casa Cor