Geral

Casa da Cultura de Anchieta ficará fechada para reestruturação durante 30 dias

De acordo com o gerente estratégico de Cultura e Patrimônio Histórico, Joatan Luiz Rosa, a medida tem como objetivo reestruturar o espaço, que também irá receber novas peças

A Casa da Cultura de Anchieta, ficará fechada durante 30 dias para reestruturação Foto: Reprodução

A Casa da Cultura de Anchieta, localizada no bairro Porto de Cima, estará fechada para visitação por 30 dias a partir desta segunda-feira (13). De acordo com o gerente estratégico de Cultura e Patrimônio Histórico, Joatan Luiz Rosa, a medida tem como objetivo reestruturar o espaço, que também irá receber novas peças.

Segundo Rosa, a Casa da Cultura ficará fechada temporariamente para visitação durante esse período, quando uma equipe irá também fazer um inventário do local. “Precisamos fazer esse levantamento e inserir mais peças na nossa Casa da Cultura. Após este prazo, ela voltará a funcionar e receber visitantes diariamente”, afirmou.

>>História de Anchieta e região<<

A Casa da Cultura, construída em 1927, constitui um dos patrimônios histórico culturais do município. Segundo informações da Gerência Estratégica de Cultura e Patrimônio Histórico, inicialmente ela foi à sede da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e do Fórum.

A partir de 1989 deixou de ser a sede da Prefeitura e continuou sendo a Câmara Municipal até 1995.Atualmente funciona apenas como Casa da Cultura, muito visitada por estudantes, que a procuram como fonte de informações a respeito da história do município e região, além de seus colonizadores.

Neste local podemos encontrar também, documentos, fotos, cartas, que relatam a história regional, assim como, alguns objetos pertencentes e utilizados pelos colonizadores e personalidades importantes que viveram ou passaram pelo município.

Podem ser vistos ainda, livros com mais de cem anos (com raridades como assinaturas, fotos e documentos), todas as obras do padre Anchieta, todas as obras escritas a respeito dele e todas as obras dos jesuítas até 1759. Além disso, no andar térreo abriga um mini-teatro onde são realizadas várias exposições.