Geral

Casa interativa mostra como a indústria florestal atua na vida dos capixabas

Visitações são gratuitas e foram abertas nesta quarta-feira, seguindo até o próximo dia 12. Interação será por meio de celulares ou tablets disponibilizados no local

A partir da tecnologia da realidade aumentada, visitantes podem interagir com os diversos ambientes da casa Foto: Reprodução

Uma casa interativa foi instalada na Praça Central do Shopping Vitória para mostrar como a indústria florestal está presente na vida das pessoas. As visitações são gratuitas e foram abertas nesta quarta-feira (25), seguindo até o próximo dia 12. 

De acordo com a Fibria, que promove a ação, a ideia é permitir às pessoas, por meio de tecnologias interativas, conhecer como a indústria florestal está presente nos diversos ambientes do lar. A interação com os objetos se dará por meio da tecnologia de realidade aumentada, utilizando tablets que estarão disponíveis no local. 

Quem preferir poderá utilizar seu próprio smartphone, instalando no aparelho o aplicativo da ação “Nossa Casa tem Fibria”. Segundo a empresa, haverá wi-fi liberado no local justamente para que o visitante possa baixar o aplicativo.

Tecnologia

A realidade aumentada permite misturar mundo real e virtual, uma experiência que abre uma nova dimensão na maneira como se enxerga os objetos. No projeto “Nossa Casa tem Fibria”, a tecnologia permitirá que o usuário do aplicativo entre no mundo virtual para interagir com os objetos reais ali expostos.

Enquanto circulam pelos ambientes da casa, os visitantes terão acesso a informações sobre como as atividades da Fibria, as florestas plantadas e a celulose estão presentes em suas vidas: nas revistas, fotografias, papéis sanitários, na energia elétrica ou mesmo nos produtos feitos por projetos apoiados pela companhia, como alimentos da agricultura familiar, por exemplo.

“A pessoa utilizará a câmera do celular ou do tablet como se fosse fotografar um objeto, mas, em vez disso, passará a câmera pela casa e, automaticamente, o programa fornecerá todas as informações sobre o objeto focalizado”, explicou o coordenador de comunicação da Fibria no Espírito Santo, Pedro Torres.

As pessoas que visitarem a casa poderão, ainda, conhecer exemplos de outros objetos que a empresa está pesquisando e que poderão, em breve, fazer parte de suas rotinas, como fibra de carbono fabricada a partir da madeira de eucalipto, que poderá ser usada em painéis para carros e aviões.

“Muitas pessoas vão se surpreender com o que pode ser fabricado a partir do uso da celulose. Além da fribra de carbono, ela pode ser usada para compor as matérias-primas utilizadas na fabricação da maquiagem, por exemplo. Também a partir da madeira, poderá ser desenvolvido o biocombustível, que substituirá o petróleo em um futuro próximo”, destacou Torres.

Game

Depois de passar por todos os ambientes da casa interativa – trajeto que dura cerca de 15 minutos – os visitantes serão convidados a participar de um game, testando os conhecimentos absorvidos. O game, disponível em totem com tela touch, também abordará práticas de comportamento responsável que as pessoas podem adotar em suas casas.

“Quem participar do game, terá direito a fazer uma foto no local e guardar de recordação. Disponibilizamos um equipamento especialmente para isso. A pessoa também ganhará um exemplar da celulose, para conhecê-la melhor, já que ela não é vendida diretamente para as pessoas. Além disso, vamos fazer um ranking, onde estarão aqueles que obtiverem as melhores pontuações no game”, frisou o coordenador.

Oficinas infantis

As crianças também têm diversão garantida na ação “Nossa Casa tem Fibria”. Serão realizadas, no jardim da casa, diversas atividades lúdicas, tais como origami, pintura, paper toy (miniaturas feitas em papel) e caricatura. Instrutores estarão à disposição da criançada para executar essas atividades. As inscrições para essas oficinas, que também serão gratuitas, ocorrerão no local do evento.

“A ideia desse projeto é mostrar como a as atividades da Fibria estão presentes no nosso dia a dia. Tenho certeza de que quem fizer a visita, além de vivenciar uma experiência divertida, nunca mais verá a sua casa com os mesmos olhos”, ressaltou Pedro Torres.

Serviço

Nossa Casa tem Fibria
Data: 25 de maio a 12 de junho
Local: Shopping Vitória
Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 15h às 21h
Entrada: franca