Tradicional em Cachoeiro de Itapemirim, a Casa dos Braga passará por restauração. No local funcionará um centro cultural. As obras estão orçadas em R$700.000,00, e o prazo previsto para a execução é de sete meses.
Construída na Rua 25 de Março, no Centro de Cachoeiro de Itapemirim, a Casa dos Braga foi moradia do primeiro prefeito da cidade, o Coronel Francisco Braga, e endereço oficial de Rubem Braga, reconhecido cronista e autor de vários livros, de Newton Braga, poeta e jornalista, e de vários outros membros da família, como Jerônimo, Carmosina, Armando, Yedda e Anna Graça.
A Casa dos Braga é um bem tombado pelo Conselho Estadual de Cultura. O local sediará exposições, além de abrigar o acervo da Família Braga, composto por documentos diversos, imagens, livros, obras de arte e mobiliários do princípio do século XX, doados pela família.
A obra de restauração será realizada em parceria entre o Governo do Estado do Espírito Santo, a Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim e o Instituto Sincades. A ordem de serviço para início das obras será assinada durante uma cerimônia no dia 10 de setembro, às 16 horas.