A casa que desabou no final da tarde desta quarta-feira (30), no bairro Flexal, em Cariacica, tinha sérios problemas de construção, conforme informações do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES). Um idoso morreu e duas idosas foram socorridas com vida após o acidente.
Agentes do Crea-ES estiveram no local na manhã desta quinta-feira (31) para realizar uma vistoria. Segundo o gerente de fiscalização do órgão, Leonardo Leal, a estrutura entrou em colapso por erros na construção da residência.
“A lage não tinha ferro, era só concreto. O pilar estava fora de norma, pois a área de seção mínima é de 360 centímetros quadrados e estava com 200 ou 160 cm, menos da metade do permitido. Todas as peças estruturais — pilar, viga e lage — estavam em desconformidade com a NBR 6118, que um engenheiro saberia dimensionar. A estrutura estava subdimensionada”, explicou.
A Defesa Civil de Cariacica também esteve no local durante a manhã desta quinta. A Secretaria Municipal de Serviços (Semserv) fez a demolição de um resto de estrutura e a retirada dos escombros para evitar novos acidentes.
Idoso foi encontrado sem vida após 6 horas de buscas
O idoso desaparecido nos escombros foi encontrado sem vida. Além de moradores da região, bombeiros e cães farejadores participaram das buscas, que tiveram duração de seis horas.
José Laurindo, casado com uma das idosas que também ficou ferida após o desabamento, foi encontrado nos fundos da residência. Ele e a esposa estariam na cozinha no momento do acidente. Já a outra idosa, que seria cunhada dele, estava na sala.
As duas mulheres foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros e pelos vizinhos. Elas foram encaminhadas ao hospital, mas ainda não há informações sobre o estado de saúde.
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil foram acionados para atender a ocorrência por volta das 18h. Os vizinhos contaram que não ouviram barulho no momento da queda da construção. Segundo eles, o imóvel tinha três andares, sendo dois ocupados pela residência e o terceiro por uma cobertura.
Movimentação dos escombros dificultaram buscas
Devido à movimentação no local, os bombeiros precisaram usar um caminhão munck para mover os escombros. Somente após a estabilização, as equipes puderam retornar para dentro do local e continuar as buscas pelo idoso desaparecido. Equipes da Defesa Civil e os moradores do bairro ajudam nos trabalhos.
A família das vítimas esteve no local para acompanhar as buscas. Por volta das 20h, os bombeiros pediram que as pessoas fizessem silêncio e começaram a gritar pelo homem, na tentativa de localizá-lo.