Geral

CASACOR ES: 25 anos depois, mostra retorna ao 1º endereço e resgata a história da exposição

A mostra deste ano acontecerá do dia 21 de outubro à 6 de dezembro em uma ampla residência na Praia da Costa, seguindo todos os protocolos recomendados pelos órgãos de saúde.

Foto: Arquivo Revista Casa Claudia
CASACOR Espírito Santo 1996: Piscina e Solarium projetados por Carmen Bnamico e Madu Pugliesi 

Se tem uma pergunta que não quer calar entre os apaixonados pelo universo da decoração é: “Neste ano, teremos CASACOR Espírito Santo? Onde? Quando? Como?”

Com a pandemia do novo coronavírus, diversas programações do primeiro semestre precisaram ser adiadas e muitas até canceladas. Diante do atual cenário, surgiu essa dúvida entre os profissionais do segmento, que esperam ansiosamente pela maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores, decoração e paisagismo das Américas.

Uma exposição renomada que se tornou palco das grandes tendências do segmento e aquece o setor ao promover emprego e renda. Desde a mão de obra, que vai do pedreiro, pintor, marceneiro, eletricista, passando pelos arquitetos e designers até à comercialização de produtos e serviços.

A mostra acontece anualmente em 20 cidades brasileiras, além de quatro destinos internacionais, são eles: Miami, Paraguai, Peru e Bolívia. E a grande curiosidade foi respondida na estreia da live “Mundo Décor” transmitida no Instagram do Folha Vitória sob o comando de Roberta Salgueiro. A convidada foi Rita Rócio Tristão, diretora da CASACOR Espírito Santo. Ela conta que neste ano a exposição chega à 25ª edição no estado, em um momento onde, mais do que nunca, os nossos olhares estão voltados para a casa.

Foto: Foto: Arquivo Pessoal

“Nesse momento a casa virou o centro das atenções. Todas as atividades que exercíamos fora, a academia, o trabalho, o restaurante… Tudo ficou dentro da casa. E casa é o nosso assunto. Casa é o que a CASACOR trata desde a sua primeira edição com o propósito de valorizar uma casa bem feita, uma casa bem resolvida, bem ambientada. E hoje, mais do que nunca, ela está super valorizada”, contou Rita.

Mas assim como o mundo precisou se reinventar e se adaptar diante da pandemia, com a mostra não seria diferente. Rita Tristão frisou que se trata da CASACOR no “novo normal”, e a exposição vem se preparando para isso.

“Durante todo esse momento de isolamento social, a equipe tem trabalhado em home office repensando o projeto, readequando e observado tudo o que vem acontecendo”, disse a diretora. Um das alterações foi a data. A mostra, que tradicionalmente abre as portas em setembro, neste ano acontecerá do dia 21 de outubro à 6 de dezembro. E claro, seguindo todos os protocolos recomendados pelos órgãos de saúde, como visitas individuais agendadas, distanciamento social, utilização de máscara, disponibilização de álcool gel 70% e até a instalação de várias torneiras no percurso da exposição, para que o visitante possa a todo instante lavar as mãos. Estas que, inclusive, também farão parte de lançamentos na mostra, com design inovador.

Outra mudança é a quantidade de ambientes. Neste ano houve uma redução. Serão 23 espaços que trarão o tema “A Casa Original”, bem propício ao momento em que estamos vivendo. Rita ainda adiantou que a mostra contará com a valorização de ambientes especiais, como o espaço do neto, a sala íntima, home office e hall de entrada, cômodos que têm se mostrado mais que necessários com o novo modo de viver.

E não pode faltar a grande resposta: onde será a CASACOR ES 2020? A diretora da mostra reservou uma surpresa para todos. Em comemoração à Bodas de Prata, nada melhor que resgatar a história da mostra.

“A gente volta pra nossa primeira residência. Nós vamos repaginar essa casa que nos recebeu cheia de história, que é uma casa de um empresário que representou muito o nosso estado, que é a família Meyerfreund. Então voltaremos à essa residência realmente comemorando esses 25 anos”.

Confira abaixo alguns dos ambientes projetados na primeira CASACOR ES, em 1996

Anote este endereço: Rua Bahia, número 80, Praia da Costa, Vila Velha. Esse foi o cenário da CASACOR ES, em 1996. O imóvel conta com espaços generosos, bem arejados com ventilação natural e bastante área verde. Motivos de sobra para, depois de 25 anos, ser palco da mostra com o tema “A Casa Original”. Que venha outubro com muitas inspirações na CASACOR ES 2020!

Aperte o play e confira a entrevista com Rita Tristão na íntegra, também no podcast do Folha Vitória, À Moda da Casa. Disponível nas plataformas de streaming Spotify, Deezer e Apple Podcasts.

Roberta Salgueiro Apresentadora
Apresentadora
Amante da culinária, Roberta Salgueiro é apresentadora do programa Fala ES, na TV Vitória