Geral

Casagrande anuncia que vai instalar quinta faixa na Terceira Ponte

A ideia é retirar a mureta central da ponte, que passaria a ter três faixas num sentido e duas no outro

Foto: Leitor | Whatsapp Folha Vitória
Projeto que prevê a criação de uma quinta faixa na Terceira Ponte foi anunciado no ano passado

O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou nesta sexta-feira (12) que realizará uma série de obras visando melhorar a mobilidade urbana na Grande Vitória. Entre os projetos previstos estão o da instalação da quinta faixa na Terceira Ponte, que possibilitará melhor circulação de veículos nos horários de pico, sem precisar ampliar a largura da via.

O projeto da quinta faixa já havia sido apresentado pela Agência de Regulação de Serviços Públicos (ARSP), no ano passado, durante o governo Paulo Hartung. A ideia é retirar a mureta central da ponte, que passaria a ter três faixas num sentido e duas no outro.

Além disso, o projeto prevê que as faixas não sejam fixas. Isso quer dizer que, pela manhã, quando a movimentação de veículos é maior no sentido Vila Velha – Vitória, seriam disponibilizadas três faixas nessa direção. Já no final da tarde a situação se inverte: as três faixas ficariam no sentido Vitória – Vila Velha, onde o fluxo de veículos é mais intenso.

Uma das principais vias de acesso à Terceira Ponte por Vitória, a Praça do Cauê também foi incluída no pacote de obras anunciadas pelo governo estadual. Em 2013, durante o primeiro mandado de Casagrande como governador, foi anunciado um projeto para “cortar” a praça ao meio e fazer uma pista de acesso direto à Terceira Ponte. Nesta sexta-feira, o governador afirmou que vai executar o projeto.

Outro projeto anunciado por Casagrande é a retomada da construção do Portal do Príncipe, também na capital. A obra, que prevê a ampliação de ruas e a construção de um viaduto, teve início em 2014. Ao todo, 13 imóveis foram demolidos na área em 2015, mas a obra acabou sendo paralisada por decisão da Justiça.

“Nós estamos com muita velocidade, dando desfecho àquilo que nós começamos no governo lá de 2011 até 2014. Chegamos e demos velocidade à obra da Leitão da Silva, que hoje está em pleno desenvolvimento. Também demos velocidade à José Sette e Alice Coutinho, em Cariacica. E estamos preparando agora, ajustando o projeto, para que, daqui a alguns dias, a gente possa licitar a obra do Portal do Príncipe, que é uma obra importante. Vamos licitar ainda neste ano de 2019”, afirmou o governador.

Andamento dos projetos

Por meio de nota, a Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop) informou que os projetos da quinta faixa na Terceira Ponte, da reforma da Segunda Ponte e da Praça do Cauê estão sendo elaborados pela secretaria e pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e que ainda não há prazo para o início das intervenções.

Em relação às obras do Portal do Príncipe, a Setop informou que está finalizando a revisão do projeto e do orçamento. A expectativa, segundo a secretaria, é licitar a obra ainda este ano.

Já em relação ao Aquaviário, a Setop informou que também está fazendo a revisão do projeto e que ainda não é possível dar prazos.