Geral

Casagrande reorganiza secretaria para dar mais visibilidade à gestão da mobilidade urbana

Casagrande afirmou que a mudança não se dá apenas no nome, mas no conceito da gestão de mobilidade

Foto: Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do estado, Renato Casagrande, assinou na manhã desta segunda-feira (22) o decreto que altera a estrutura organizacional da Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop). A partir de agora, a pasta se chama Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi). 

De acordo com o decreto, a partir de agora a Semobi será responsável por formular, coordenar e executar a Política Estadual nas áreas de Mobilidade Urbana, dos Transportes e Infraestrutura, além de supervisionar as atividades das instituições que compõem sua área de competência.

Casagrande afirmou que a mudança não se dá apenas no nome, mas no conceito da gestão de mobilidade.  “Incorporando tecnologia na frota de ônibus, colocando wi-fi, revitalizando os coletivos, unificando o cartão de transporte, realizando obras de infraestrutura, como a Leitão da Silva, e vamos ter outras obras que darão uma nova cara a mobilidade urbana em nosso Estado, como na Terceira Ponte, no Portal do Príncipe, lá em Carapina”, frisou.

Casagrande ainda destacou que a mudança também se trata de uma nova visão de mobilidade, mais integrada. “É uma visão integrada de mobilidade nos coletivos, nos veículos, nas bicicletas e em novos modais”, completou.

A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) passa a contar com as Subsecretarias de Estado de Administração e Gestão; de Infraestrutura e Logística; e de Mobilidade Urbana. Não houve a criação de novos cargos, sendo apenas reorganizadas funções e alteradas nomenclaturas mais adequadas às atuais demandas da sociedade e que são de competência da pasta.