Geral

De bicicleta, Casagrande estreia aquaviário em travessia de Vila Velha a Vitória

Governador do Espírito Santo levou a bicicleta na balsa e seguiu pedalando após a chegada na Praça do Papa

Foto: Reprodução/TV Vitória

Após a entrega das três estações do novo sistema Aquaviário, ocorrida neste domingo (20), o modal iniciou a operação nesta segunda-feira (21). As primeiras viagens foram realizadas no início da manhã e várias pessoas já optaram pelo novo meio de transporte.

O governador do Estado, Renato Casagrande, também fez questão de utilizar o aquaviário nesta manhã. De bicicleta, ele destacou a importância do novo modal para a mobilidade capixaba.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

“Estou fazendo essa travessia para demonstrar para as pessoas que puderem deixar o carro nas estações ou em casa, fazer a travessia com o aquaviário, utilizar os ônibus, vir de bicicleta ou caminhando. Temos que ver as alternativas. O aquaviário é um modal a mais, charmoso, com uma vista bonita e rápido”, destacou.

Durante a travessia, Casagrande fez uma transmissão ao vivo nas redes sociais para falar um pouco da experiência. Da Praça do Papa, ele seguiu pedalando para o Palácio Anchieta, sede do governo, no Centro de Vitória.

“Estou usando o primeiro dia de funcionamento do Aquaviário e fazendo a travessia da Prainha até a Praça do Papa. Saí da residência de bicicleta e coloquei aqui dentro. Você pode fazer essa opção e deixar seu carro por aqui. Eu não consigo ir todos os dias porque minha agenda não segue uma rotina”, destacou

Passageiros falam da experiência

Quem embarcou nas primeiras viagens da manhã destacou a rapidez, o conforto e a bela paisagem da região, que não deixa a desejar mesmo com a manhã chuvosa. As pessoas mais novas, que não conheceram o antigo aquaviário, se encantaram e comentaram sobre as expectativas.

“Cheguei em Porto de Santana em 2015, mas meu esposo fala que antigamente era bom. Vai me ajudar a ir ao trabalho mais rápido. Ninguém merece terminal”, brincou Jucélia, uma das passageiras.

O novo aquaviário possui três estações. Uma em Porto de Santana, em Cariacica; outra na Praça do Papa, em Vitória; e mais uma na Prainha, em Vila Velha. Nos primeiros dias, período de adaptação, o sistema irá operar com horário reduzido, entre 6h30 e 18h.

LEIA TAMBÉM: Aquaviário começa a operar com horário reduzido na 1ª semana

Ampliação de horário não é descartada

Uma das ponderações dos passageiros é justamente sobre o horário de funcionamento. Algumas pessoas destacaram que, considerando o tempo de deslocamento e horário de trabalho, os embarques podem ser ampliados.

“Viagem foi boa, tranquila. É confortável, tem wi-fi e banheiro. A saída poderia ser mais cedo, umas 5h. Na volta do trabalho, poderia ter um mais cedo também, umas 17h, porque se demorar demais, as pessoas vão acabar pegando o ônibus”, disse Welber.

LEIA TAMBÉM: Aquaviário: veja os horários de funcionamento nesta semana

Em entrevista à TV Vitória/Record TV nesta manhã, o secretário de Mobilidade Urbana, Fábio Damasceno, destacou que os horários podem ser ajustados futuramente.

“São questões que precisam ser avaliadas agora. Vamos fazer os ajustes, ver a questão de horário. Nesse início, o aquaviário vai funcionar até as 18h, mais para frente ele vai até mais tarde. Vamos fazer ajustes conforme a necessidade da população”, explicou.

Integração com o Transcol e falha nas catracas

O aquaviário é integrado ao Sistema Transcol. Os passageiros que utilizarem o ônibus e logo em seguida embarcarem no aquaviário, ou vice-versa, pagarão apenas uma tarifa, atualmente de R$ 4,50.

Na manhã desta segunda-feira, as catracas das estações apresentaram uma falha no sistema. Os passageiros puderam embarcar pela área de cadeirantes após o validador do CartãoGV ficar fora do ar.

LEIA TAMBÉM: Aquaviário recebe bênção e tem 1ª viagem oficial após inauguração; veja vídeos

Sobre o tempo entre um embarque e outro, o secretário destacou que, neste momento, a preocupação é com uma boa viagem aos passageiros.

“Não se preocupem com isso nesse primeiro momento. Vamos estar fazendo a integração a ônibus e aquaviário, e vice-versa. Não se preocupem com tempo agora. O importante é o passageiro fazer uma viagem positiva”, destacou.