Geral

Ouriços são resgatados em quintal de casa na Serra

O ouriço-cacheiro, popularmente conhecido como porco-espinho, possui o dorso coberto de espinhos, utilizados como meio de defesa contra predadores

Foto: Divulgação/Semma

Após aparecer no quintal de uma residência no bairro Praia de Carapebus, na Serra, um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental, na manhã desta segunda-feira (29). 

Segundo informações da prefeitura, os fiscais foram acionados pelos moradores e recolheram os animais. Na sequência, os ouriços foram soltos de maneira segura, na área de proteção ambiental (APA) da lagoa Jacunem, ainda no município. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Os profissionais ainda orientaram que, caso a população se depare com qualquer animal silvestre, não deve se aproximar ou tentar qualquer interação. 

É necessário, porém, que os moradores mantenham o animal em seu campo de visão e entrem em contato com a Fiscalização Ambiental, pelo telefone (27) 9 9951-2321 ou pelo aplicativo Colab.

“Evite tentar capturá-lo pois somente as equipes de agentes ambientais estão preparadas para lidar com essa situação”, recomendou  o chefe do Departamento de Fiscalização Ambiental, Marcos Tosta.

Saiba mais sobre a espécie 

Foto: Divulgação/Semma

O ouriço-cacheiro, popularmente conhecido como porco-espinho, possui o dorso coberto de espinhos longos de cor acastanhada e amarelada, utilizados como meio de defesa contra predadores. 

Apesar da crença popular, os ouriços não conseguem arremessar os espinhos. Os acidentes envolvendo esses animais acontecem geralmente com cães, que ao atacarem o ouriço, ficam com o focinho e lábios espetados. 

Os ouriços-cacheiros vivem em árvores e possuem hábitos noturnos, sendo considerados arborícolas.

LEIA TAMBÉM: Acidente com ônibus escolar deixa 18 crianças feridas em Venda Nova