As inscrições para o 2º Casamento Comunitário da Serra foram prorrogadas até a esta quarta-feira (5). Os interessados em participar da ação devem procurar o Departamento de Assistência Judiciária Municipal(Dajum), que fica no Pró-Cidadão, na avenida Talma Rodrigues Ribeiro, no Portal de Jacaraípe, das 9h às 16h.
Segundo a prefeitura, a prorrogação aconteceu por conta do decreto de ponto facultativo no município, quando apenas os serviços essenciais funcionaram.
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Com os casais já inscritos, a expectativa de público é que cerca de mil pessoas participem da cerimônia, que será realizada no Parque da Cidade, em data ainda a ser definida. Os noivos serão recebidos com tapete vermelho e ganharão uma lembrança para marcar a data.
A decoração, as fotos, o bolo e os bem-casados também serão custeados pela Prefeitura da Serra. Para participar é preciso ter mais de 18 anos e renda de até três salários mínimos por casal. Não é necessário estar inscrito no CadÚnico.
Os casais não podem ter impedimentos legais de se casar, como matrimônio anteriormente contraídos e não desfeitos, como prevê o artigo 1.521 do Código Civil. Além disso é preciso apresentar duas testemunhas.
É necessário apresentar os documentos listados abaixo. Casais que atendam a todas as condições de participar do casamento comunitário serão direcionados aos cartórios de Registro Civil, cujos endereços serão informados posteriormente no site da Prefeitura.
Vale lembrar que caso o divorciado (a) ou viúvo (a) não tenha promovido a partilha de bens, deverá casar-se pelo regime de Separação Legal de Bens, de acordo com o Código Civil.
Documentos necessários:
1) Original da Carteira de Identidade (RG) ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
2) Se solteiro, Original da Certidão de Nascimento atualizada, expedida nos últimos 180 dias;
3) Se divorciado, Certidão de Casamento com averbação do divórcio, formal de partilha contendo a petição inicial, a sentença e o trânsito em julgado e cópia da certidão de nascimento ou documento que conste os seguintes dados: nome do cartório de registro de nascimento, n° do livro e folhas, atualizada, expedida nos últimos 180 dias;
4) Se viúvo, Certidão de Casamento atualizada nos últimos 180 dias, com a anotação do óbito, Certidão de Óbito da pessoa falecida, formal de partilha contendo a petição inicial, a sentença e o trânsito em julgado e cópia da certidão de nascimento.
5) Original do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
6) Comprovante de residência original do último mês de referência no nome do noivo e da noiva, ou declaração de residência de próprio punho por cada indivíduo;
7) Comprovante de renda até três salários mínimos, carteira de trabalho, declaração de isenção de Imposto de Renda ou Declaração de Hipossuficiência de renda;
8) Declaração de Veracidade dos Documentos Registro Digital (ANEXO II);
9) Declaração de Anuência do REGIME DE COMUNHÃO PARCIAL DE BENS.
10) As testemunhas deverão apresentar cópia e original dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Nascimento, se forem casados (as) acrescer a Certidão de Casamento; se forem divorciados (as) acrescer a Certidão de Casamento com averbação do divórcio.