Geral

Casar no domingo ou durante a semana pode sair até 30% mais barato

O sábado continua sendo o dia preferido dos casais. Muitos, porém, já estão mudando seus conceitos e escolhendo a quinta, a sexta e o domingo para seu grande dia

Se um concurso de popularidade perguntasse qual é o melhor dia da semana, é bem provável que o sábado ganharia. Muitos programas – e geralmente os mais legais –, acontecem no sábado e não é diferente com os casamentos. O primeiro dia do final de semana é o preferido dos casais. No entanto, essa tendência mundial está mudando. O que se tem visto são muitos noivos escolhendo a quinta, a sexta e até o  domingo para celebrar o matrimônio.

Isso porque eles descobriram que casar nesses dias pode garantir uma grande economia nas despesas do casório. O gasto pode chegar a ser 30% menor em uma festa para 200 convidados, segundo Saniel Kalil, proprietário e chef do Cerimonial Vila Öben, em Vila Velha. “Casar no domingo sai mais barato porque alguns custos são eliminados. O gasto com decoração, por exemplo, é menor. Para os fornecedores, eu só vejo vantagem em fazer um casamento neste dia”, destaca.

E será que os convidados vão gostar de ir a um casamento no domingo? Saniel diz que eles gostam e marcam presença no evento. “O número de convidados que comparece em um casamento no domingo é até maior do que os que vão no sábado”, garante.

Casar em um domingo ou durante a semana ainda acumula outras vantagens, como fugir da disputa pelo sábado. O proprietário do Cerimonial da Barra, Flávio Ladeira, conta que por lá todos os sábados estão fechados até fevereiro de 2015. “Os únicos sábados livres são aqueles em que existe o risco da Seleção Brasileira jogar pela Copa do Mundo. Mas, terminado o Mundial, não temos mais nenhum outro sábado disponível”, diz ele, cuja casa de festas fica localizada na Barra do Jucu, em Vila Velha.

Numa manhã de domingo

A grande preocupação de noivos que optam por cerimônias durante a semana ou num domingo é em relação à duração da festa, já que muitos convidados vão trabalhar no dia seguinte. Por isso, a recomendação dos profissionais da área é que o casamento seja feito pela manhã ou que tenha início por volta de 17 horas, já que a festa não deve passar de 23 horas. “Um casamento feito numa manhã de domingo é muito bonito e os convidados não precisarão se preocupar com a hora”, sugere Flávio.

Bons motivos para desconsiderar o sábado

Igrejas, buffets e espaços já estão reservados normalmente com um ano ou mais de antecedência;

Para alguns casais, pode ser legal ter o casamento em uma data marcante, como a do casamento dos pais;

Ter um casamento no meio da semana pode trazer economia também na hora da lua de mel, já que em algumas companhias aéreas, é mais barato voar durante a semana.