O casarão da Chácara Von Schilgen, no bairro da Praia do Canto, em Vitória, foi invadido e depredado na noite da última quinta-feira (22).
O imóvel, construído no final do século XIX, teve portas e janelas furtadas. Atualmente, encontra-se abandonado e serve de abrigo para a população de rua.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Em torno da construção, foram erguidos prédios de alto padrão. A residência e seu terreno foram transformados em um parque municipal em 2004.
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Vitória, responsável pelo local, informou que a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) mobilizou agentes da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), após acionamento via telefone 190.
Eles estiveram na Chácara Von Schilgen para averiguar e efetuar abordagens, caso encontrassem algum indivíduo no local. Nenhuma alteração foi identificada e nenhum suspeito localizado, e uma equipe permaneceu em ponto base. As guarnições têm feito revezamento para patrulhar o local.
A Semsu informa, ainda, que os grupamentos de Proteção Comunitária, de Apoio Operacional (Gaop), e da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), realizam ponto base na Chácara Von Schilgen, além de patrulhamento preventivo e ostensivo no local, com abordagens e, em casos onde há crime, conduções de pessoas à Polícia Civil.
Restauração será entregue em 2024
A Prefeitura de Vitória respondeu ainda que tramita atualmente um processo administrativo para formalização de um termo de cooperação para estabelecer uma parceria para execução de obras de manutenção e restauro do imóvel situado na Chácara Von Schilgen e de todo o seu entorno, tornando-o totalmente habilitado para funcionamento como espaço cultural.
Disse ainda que permanecerá com a gestão plena do imóvel. O local será habilitado para sua utilização como espaço cultural, com abrangência municipal e regional, servindo como um local interativo e dinamizador do patrimônio histórico, cultural e turístico da cidade.
LEIA TAMBÉM: “Onça não sofreu ferimentos e vítima está fora de perigo”, diz zoo em que bióloga foi atacada no ES
“Quanto ao prazo, por se tratarem de serviços de restauro e manutenção de alta complexidade técnica, dadas as características físicas e arquitetônicas do imóvel, estima-se que o mesmo será de 24 meses, tendo em vista a necessidade de realização de um completo diagnóstico da edificação, dos serviços de restauro e manutenção propriamente ditos e, ainda, para aquisição dos equipamentos necessários à sua habilitação para utilização como espaço cultural”, reforçou.
Conclui dizendo que mais informações serão repassadas após a assinatura do acordo de cooperação para a retomada da Chácara Von Schilgen na próxima segunda-feira (26), na sede da prefeitura, em Bento Ferreira.
O evento contará com a participação das secretarias de Cultura (Semc), de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), e de Meio Ambiente (Semmam) e de uma associação civil sem fins lucrativos.