Índios da aldeia Caieiras Velhas em Aracruz, Norte do Espírito Santo, começaram a mudar os hábitos na tribo por conta do novo coronavírus e passaram a usar máscaras.
Após uma indígena da Aldeia Pau Brasil testar positivo, uma tribo resolveu fazer algumas mudanças na rotina. O cacique Fabiano Lemos, da Caieiras Velhas, disse que os índios isolaram a tribo com placas e que estão usando álcool em gel.
Apenas moradores da tribo estão podendo entrar. Além disso, os índios estão evitando ao máximo sair e ter contato com pessoas de fora.
Outro hábito que teve que ser deixado de lado foram as danças, que eram realizadas na chamada “noite cultural” da tribo tupiniquim. Fabiano contou ainda que ninguém da tribo apresentou sintomas da covid-19, mas que algumas índias artesãs vão fabricar máscaras para todos os índios da aldeia.
O cacique reforçou o isolamento social. “Estamos todos na luta contra esse vírus, nos protegendo da forma que podemos.(…) Não temos muitos recursos mas estamos lutando”, disse.