Férias são sinônimos de brincadeira e muita diversão para as crianças, porém os pais devem ficar de olho. Com o tempo livre, as crianças que naturalmente são curiosas, ficam ainda mais inquietas e os acidentes ainda mais frequentes, principalmente os acidentes domésticos. No último final de semana, uma criança de seis anos de idade morreu após cair na piscina em um resort da Bahia.
Somente no Hospital Meridional, do mês de dezembro até agora, foram 153 atendimentos por traumas em geral. Os casos de trauma na cabeça e as quedas são os mais comuns, e várias crianças acabam quebrando os ossos do corpo. Cortes com objetos, afogamento e intoxicação por ingestão de produtos de limpeza, atropelamentos e queimaduras também aumentam nesse período.
A coordenadora do pronto-socorro infantil da Unimed Sul Capixaba, Fabiana Piovezan Coelho, garante que durante as férias as crianças ficam mais à vontade. “Durante o ano essas crianças estão na escola, ou sob o cuidado de babás. Quando chega o mês de janeiro as crianças precisam de atividades orientadas”, explica. No mês de dezembro e janeiro 116 crianças deram entrada no pronto-socorro da unidade.
“Os pais devem tomar cuidado com piscinas e praias e os riscos de afogamento, não se pode descuidar. As crianças maiores sofrem mais acidentes com patins, bicicletas e correndo brincando”, contou a pediatra.
TOME CUIDADO
Queimaduras – Tenham sempre o cuidado de colocar o cabo dos recipientes para dentro do fogão, impedindo que a criança puxe e derrame o conteúdo em seu corpo.
Choque – Isole as tomadas, é fácil encontrar em lojas, ou pela internet, protetores feitos de silicone que, acoplados nas tomadas, evitam que as crianças coloquem o dedo e levem choque.
Afogamento – As piscinas também requerem cuidado extra, para evitar os riscos de afogamento, é importante cobri-las com lonas, telas ou grades.
Intoxicação – Produtos de limpeza devem ser guardados em armários elevados e, se possível, com chave. Deve-se evitar deixar anéis, brincos ou moedas em locais de fácil acesso, pois esses objetos podem ser ingeridos.
Cortes – Cuidado com as quinas das mesas, e objetos cortantes ao alcance das crianças. Coloque protetores nas quinas e guarde facas, tesouras, em gavetas com chaves.
Tombos – Atenção com patins, bicicletas e skates, faça a criança usar capacete e protetores e nunca a deixe brincar na rua sem supervisão de um adulto.