A cultura de Castelo, no Sul do Estado, ficou mais pobre. Morreu na noite deste domingo (7) a presidente da Società Italiana di Castelo, Linda Melo.
Linda morreu em casa, dormindo. A causa da morte pode ter sido insuficiência respiratória, pois vinha tratando uma tuberculose e os pulmões, segundo amigos, já estavam bem debilitados pela doença. Ela lutava, bravamente, há muitos anos, contra doenças ósseas, como artrite reumatoide e artrose, com sérias complicações.
Várias homenagens são rendidas à dedicada professora, que era natural de Castelo, desde as primeiras horas da manhã. Seu sepultamento acontece às 16h30, deste domingo (7), no cemitério municipal.
Os dias de Linda Melo eram dedicados, integralmente, há 24 anos, à Società Italiana di Castelo (SIC), uma instituição cultural, sem fins lucrativos, e reconhecida de utilidade pública municipal e estadual, além de ser reconhecida também como entidade cultural pelo Conselho Estadual de Cultura.
Um dos trabalhos mais destacados da professora eram o início e acompanhamento de processos junto ao Consulado Italiano para que descendentes pudessem obter a concessão da cidadania italiana.
A Casa de Linda – Società Italiana di Castelo
Criada para divulgar, preservar a cultura e a memória do povo italiano, a Società Italiana di Castelo (SIC), presidida por Linda Melo desde sua criação, reúne italianos e seus descendentes que escolheram a região sul capixaba para viver.
Além das tradicionais aulas de língua italiana para crianças, jovens e adultos, ministradas na sede da entidade desde 1991, a SIC mantém dois grupos de danças típicas italianas: “Compagnia Radici Città di Torino” formada por adultos e que apresenta o folclore típico da região do Piemonte na Itália, sendo a única CIA do gênero no Brasil e a terceira no mundo; e o Grupo “É Bello Ballare”.
Durante 24 anos, Linda Melo realizou a Festa Italiana de Castelo. Um encontro anual, realizado no mês de agosto, reunindo público acima de 10 mil pessoas de todo o Estado e País, numa grande confraternização que divulga ainda mais a cultura italiana. Através desta festa, a Società angaria recursos para se manter durante o ano, já que todo o trabalho é voluntário e o dinheiro arrecadado serve para manter o caixa da instituição, pagar funcionários e manter a sede.