A luta para combater o Aedes aegypti continua em Castelo. Neste sábado (19), uma equipe da Secretaria de Saúde do município percorrerá ruas do bairro Independência com o intuito de eliminar os focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A ação terá início às 08 horas.
“Temos que conscientizar a população sobre os riscos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Esse apoio que estamos recebendo da população é muito importante no combate aos focos do mosquito. Vamos começar a ação próximo a rodoviária e de lá, percorreremos as ruas do bairro”, comenta Álvaro Ferreira Campos Junior, supervisor geral da equipe de Agentes de Endemias.
A ação conta também com o apoio dos moradores e escolas públicas de Castelo. Na segunda-feira, atendendo a pedidos de moradores, a equipe retorna ao bairro Bela Vista, e percorrerá as ruas do bairro, apoiando os moradores que se organizaram e o Tiro de Guerra, em mais um mutirão de combate ao mosquito.
Os mutirões em Castelo são organizados de acordo com os pedidos dos moradores. Os bairros com maior incidência e focos do mosquitos são os primeiros a ser visitados. O município não tem registros de zika vírus.
A Secretaria de Saúde, com o apoio de escolas, e da comunidade, vem realizando diversos trabalhos que visam a erradicação do Aedes aegypti. No início do mês de março, as crianças da CEIM “Erlita Bicalho Nemer”, realizaram uma passeata com direito a grito de guerra e orientação acerca do mosquito. Os alunos da APAE de Castelo, também fizeram sua parte no combate à dengue, zika e chikungunya, oferecendo a população receita de repelente caseiro, além de panfletos educativos.