Geral

Castração de cães de rua será debatida com a população em Itapemirim

A ação é uma das etapas do programa de controle animal no balneário e o medicamento que será utilizado já foi adquirido pela Prefeitura do município

Com a medicação, os animais se tornam completamente inférteis em menos de 30 dias Foto: ​Divulgação

A primeira etapa do programa de controle animal, que consiste na castração de cachorros de rua machos, coordenado pela Secretaria de Saúde de Itapemirim, fará um debate com a população para discutir o tema. O evento será realizado na terça-feira, dia 5 de abril, no auditório do Hospital Menino Jesus, em Itaipava, às 18h.

De acordo com a Secretaria de saúde, o principal objetivo da apresentação é explicar os processos do programa e desmistificar algumas questões relacionadas à castração animal. O veterinário responsável pelo programa, Auristone de Paula Viana, explica que o método a ser utilizado será a química, por meio do medicamento Infertile, já adquirido pela prefeitura. 

Com a aplicação do medicamento, seguindo todas as recomendações de utilização, os animais se tornam completamente inférteis em menos de 30 dias. A castração dos animais de rua de Itapemirim já começa a ser realizada no mês de abril e os efeitos serão percebidos imediatamente.

“Além de possibilitar o controle da população de cães de rua, a castração permite que os cães se tornem mais dóceis e sociáveis. Nos cães que não vivem nas ruas, a castração reduz em até 90% a tendência de fugir e andar solto, em até 50% a dominância sobre o dono e em até 50% o hábito de marcação de território. Os benefícios para os cães e para os donos são inúmeros”, comenta.

A castração é apenas uma das medidas adotadas pelo município para assegurar conforto e segurança do animais. “Com a construção do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que está em fase de finalização, o município passará a recolher esses animais de rua, ampliando o programa de controle populacional”, completa o secretário de Saúde, Alex Wingler.