Em Itapemirim, moradores da praia de Itaipava denunciam os maus tratos contra animais, principalmente cavalos, usados para puxar carroças carregadas com entulhos e material de construção.
Na sexta-feira (18), um cavalo foi abandonado às margens da rodovia e foi recolhido pela equipe da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Itapemirim. O animal foi encaminhado para tratamento veterinário, onde seu estado de saúde foi avaliado como grave. Ele foi medicado e alimentado, mas não resistiu e morreu nesta segunda-feira (21).
De acordo com informações da secretaria responsável pelo recolhimento, moradores já haviam denunciado os maus tratos ao animal. “O animal estava tão debilitado que não se levantava mais”, disse um morador que não quis ser identificado.
A comunidade denuncia, ainda, que em Itaipava é comum encontrar cavalos soltos nas ruas e terrenos baldios. “Animais soltos em vias públicas podem colocar a vida de motoristas e motociclistas em risco e podem contribuir para a proliferação de doenças. Por isso, disponibilizamos o serviço de recolhimento de animais”, defende o secretário municipal de Saúde de Itapemirim, Alex Wingler. “No entanto, é importante frisar que a responsabilidade por esses animais é do dono e este pode ser penalizado se os abandonar”, complementa.