O horário de verão começa no próximo domingo (04). Normalmente, a alteração acontece em meados de outubro, mas foi adiado neste ano, devido a realização do segundo turno das eleições. No entanto, a mudança da hora em relógios, celulares e equipamentos eletrônicos vem gerando confusão há alguns dias.
Por dois domingos seguidos, diversos celulares ‘adiantaram’ o horário de verão e isso confundiu os usuários. Clientes das operadoras Vivo, TIM e Claro usaram as redes sociais para reclamar do problema ocorrido. Muitas pessoas saíram da cama pela manhã com a sensação de estarem atrasadas.
Apesar do adiantamento de horário realizado antes do momento exato, de acordo com o site Olhar Digital, pode ser que alguns celulares mostrem a hora errada por causa do início do horário de verão. Dessa vez, pode ser que não haja a mudança automática.
Um dos agravantes deste domingo é que será realizada a primeira fase das provas do Enem, com milhões de estudantes se dirigindo a escolas em um horário específico. Dessa forma, o relógio incorreto pode causar um transtorno muito maior, fazendo com que a pessoa perca a hora da prova por causa disso.
Para evitar a confusão, uma dica é que o usuário de smartphones acessem as configurações do sistema e programem, na aba específica de horário, para que a alteração seja feita de forma manual, ou seja, sem acesso ao horário da rede.
No Android, entre nas Configurações e depois em Sistema. Procure pelo menu “Data e Hora”, e, lá dentro desative as opções “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático”. É indicado que, na noite de sábado (03) seja adicionada uma hora no relógio. Às 23h, por exemplo, o relógio deve ser reajustado para meia noite.