O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu, neste sábado (8), nove alertas para o Espírito Santo, entre eles de movimento de massa e risco hidrológico.
Entre as cidades listadas estão algumas da Grande Vitória, confira:
Viana: risco moderado de movimento de massa e risco hidrológico
Cariacica: risco moderado de movimento de massa e risco hidrológico
Vitória: risco moderado de movimento de massa e risco hidrológico
Serra: risco hidrológico moderado
Vila Velha: risco moderado de movimento de massa e risco hidrológico
Alertas de chuva se consolidaram
Na véspera do domingo de Páscoa, após um sábado (8) de sol firme ao longo da tarde, os alertas de chuva se consolidaram.
O fim de semana pode ter alagamentos em vários pontos e pancadas de chuva no Espírito Santo, conforme indicou a previsão do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Além disso, o Estado recebeu dois novos avisos de risco de chuva forte e ventos intensos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e são classificados em perigo, indicado na cor laranja, e potencial perigo, indicado na cor amarela.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O alerta laranja é válido para 15 cidades capixabas. Segundo o instituto, o volume de chuva pode chegar a 60 mm/h ou 100 mm/dia nestas cidades. Já os ventos intensos devem variar entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Previsão para os próximos dias
De acordo com o Incaper, no domingo (9), dia em que celebra as tradições da Páscoa, o tempo fica aberto até o fim da manhã no Espírito Santo. O susto pode vir a partir da tarde, com áreas de instabilidade associadas ao calor e a presença de umidade, que provocam pancadas de chuvas com trovoadas na região Sul e parte das regiões Serrana e Noroeste.
>>LEIA TAMBÉM: Chuva causa alagamentos em vários pontos do ES na véspera do domingo de Páscoa
As trovoadas avançam a partir do fim da tarde pela Grande Vitória, região Noroeste e trechos das regiões Norte e Serrana. As nuvens aumentam no período da noite nas demais áreas do Estado.
Na segunda-feira (10), o tempo continua instável no Espírito Santo. A partir da tarde, o tempo abafado provoca pancadas de chuvas com trovoadas na região Sul e parte das regiões Serrana e Noroeste.
As trovoadas avançam a partir do fim da tarde pela Grande Vitória, região Noroeste e trechos das regiões Norte e Serrana. As nuvens também aumentam no período da noite nas demais áreas do Estado.