Geral

Centro de pesquisas inaugurado em Cariacica deve atrair novos investimentos tecnológicos para o Espírito Santo

O espaço conta com sete laboratórios equipados com tecnologia única no Brasil. O investimento soma R$ 27 milhões

Centro de pesquisas inaugurado em Cariacica deve atrair novos investimentos tecnológicos para o Espírito Santo
Foto: Divulgação – Secom ES / Leonardo Duarte

O Espírito Santo está prestes a avançar no ramo de pesquisas e projetos em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado. Na manhã desta quinta-feira (05), foi inaugurado o primeiro Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento do Estado (Cpid), localizado no Morro da Companhia, em Cariacica.

Com o objetivo de promover a Ciência, Tecnologia e Inovação para a implantação de ações estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Espírito Santo, o espaço é formado por sete laboratórios equipados com tecnologia de ponta. O investimento total é de R$ 27 milhões.

De acordo com o governador Paulo Hartung, a obra vai impactar a realidade do Estado. “Uma estrutura como essa vai atrair investimentos na área tecnológica. Também vai impactar a realidade do Espírito Santo. Aqui temos sete laboratórios com equipamentos únicos no Brasil. Aqui pode ser um ponto de encontro que está faltando para derrubarmos os muros virtuais que separam nossos acadêmicos e pesquisadores da iniciativa privada e dos Governos que precisam da ciência para enfrentar os desafios”, destacou.

Para a secretária da Secti, Camila Dalla Brandão, a entrega do empreendimento significa um grande avanço para a comunidade científica capixaba: “Falamos muito de parques tecnológicos e ambientes inovativos, e entregar o Cpid hoje para o Estado, é sem dúvida, um grande passo para o desenvolvimento dos ideais que serão trabalhados no Centro: pesquisas, desenvolvimento, inovação e tecnologia”, afirmou.

O Cpid

O Centro foi construído por meio de uma parceria entre a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti); da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema); do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

A implantação do Cpid vai propiciar a criação e melhorias de produtos e processos para aumentar a competitividade do setor produtivo. Além de proporcionar uma relação entre os pesquisadores do Estado com os de todo país e até do exterior. O Centro atuará com foco nas áreas de Meio Ambiente, Tecnologia de Equipamentos, Tecnologia Industrial Básica (TIB) e Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC).

Estruturalmente, o Centro possui um total de área construída de 3.664 m² em um terreno de 16.442 m², que poderá atender a futuras ampliações. Toda a construção foi realizada em estrutura metálica sem o uso de lajotas e com placas cimentícias com drywall por dentro.

O local possui sete laboratórios: CIDIG, para a Implantação do Núcleo de Planejamento e Análise do Desempenho para Redes Multimídia: aplicação no contexto de Cidades Digitais; ELEM, para Desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação na área de tecnologia de equipamentos; NDCONTROL, para Implantação de Pesquisa e Implementação de Técnicas Avançadas de Diagnóstico e Controle Aplicados a Processos Industriais do Espírito Santo; LABENDEN, Laboratório de Ensaios Não-Destrutivos; LACAR, Laboratório de Caracterização Física, Química e Microbiológica; NAA, Núcleo de Análise Ambiental; e NIADES, Núcleo de Informações sobre Água e Desenvolvimento Regional.

Dos laboratórios, Lacar e Cidig já estão montados em condição de uso. Os demais aguardam a chegada de equipamentos. A previsão é que no primeiro semestre de 2019 o Centro esteja em total funcionamento.