Geral

Mais de 600 vagas para tratamento com acupuntura por mês em Vitória

O procedimento, de origem chinesa, que consiste na inserção de agulhas em pontos específicos da superfície do corpo, é utilizado na rede municipal desde 1991 como tratamento complementar

Acupuntura consiste na inserção de agulhas em pontos específicos da superfície do corpo Foto: Divulgação/Prefeitura

O Centro Municipal de Especialidades de Vitória (CMEV) oferece mensalmente mais de 600 vagas de atendimentos de acupuntura. Somente no ano de 2013, foram realizados 7,3 mil consultas e procedimentos. São seis profissionais especialistas atendendo diariamente pacientes encaminhados pelas unidades de saúde da capital para tratamento de diversos tipos de doenças.

Vitória é pioneira na implantação das práticas integrativas e complementares. O procedimento, de origem chinesa, que consiste na inserção de agulhas em pontos específicos da superfície do corpo, é utilizado na rede municipal desde 1991 como tratamento complementar.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta 41 tipos de doenças que podem ser tratadas com acupuntura: as endócrinas, como lentidão do metabolismo e os hipotireoidismos, dores menstruais, TPM, enxaquecas, rinites, situações hormonais, colesterol e triglicerídeos altos; e as psicológicas, como transtorno do pânico, ansiedade e depressão, também entram nesse rol.

“Há também pacientes com doenças ginecológicas, como a infertilidade provocada, principalmente, pela ansiedade, doenças de origem gástrica e cardíaca. Os problemas reumáticos, como lesões ortopédicas, fibromialgia, dores relacionadas às articulações ou recuperações pós-cirúrgicas por fraturas, também podem ser tratados”, relatou a coordenadora do CMEV, Clicia Dora Rocha da Silva.

É necessário lembrar que a acupuntura é um tratamento complementar, ou seja, integra o tratamento convencional das doenças. Para algumas patologias, como processos inflamatórios e a dor, a acupuntura ameniza os sintomas.

Para iniciar o tratamento com a acupuntura, é preciso uma avaliação do estado do paciente em uma unidade de saúde e encaminhamento ao CMEV. São considerados fatores como a forma de respiração, rubor facial, nitidez da pele, unhas, cabelo, brilho do olhar e retenção de líquidos no organismo, entre outros fatores.

“A acupuntura tem uma série de efeitos importantes, como analgésico, anti-inflamatório, relaxante muscular, além de ação moduladora sobre as emoções”, conclui a coordenadora.

O CMEV está localizado na avenida Dário Lourenço de Souza, 120, Mário Cypreste, em frente ao Tancredão. Atende somente a consultas agendadas nas unidades de saúde, das 7 às 20 horas.