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Cerca de 47% dos consumidores devem passar o Réveillon com roupa nova, mostra levantamento

Após o Natal, muitas pessoas voltam às lojas para trocarem os presentes, o que é uma nova oportunidade de fazer outras compras, de acordo com economista

Foto: reprodução pixabay

Para aproveitar as festas de fim ano, como Natal e Réveillon, os consumidores não perdem a chance de fazerem as famosas compras para a época. E com a tradição de celebrar a virada de ano, cerca de 47% dos consumidores devem receber a chegada do novo ano de roupa nova, mostra levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

O levantamento também aponta que as compras de fim de ano e as comemorações do réveillon, como viagem e ceia de Natal, deverão custar aos brasileiros cerca de R$ 290,  mesmo que 44% ainda não tenham se decidido a respeito de valores.   

E para os supersticiosos, a cor da roupa também é um detalhe levado em consideração. Em cada 10 compradores, seis (61%) garantem que haverá uma cor predominante na roupa nova a ser usada na celebração de ano novo, sendo que o tom preferido será o branco, com 59% de menções.

O amarelo, que para muitos simboliza dinheiro, será opção de 12% dos entrevistados e o azul, que representa a serenidade e harmonia, é a escolha de outros 10%. Completam o ranking as cores dourado (5%), preto (4%) e vermelho (3%).

Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, a última semana do ano pode levar muitos brasileiros de volta às lojas e impulsionar o comércio com as compras de roupas e produtos para o Ano-Novo. “Os dias seguintes ao Natal são um período em que muitos consumidores realizam a troca de presentes que não serviram ou que não gostaram. Dessa forma, os varejistas podem aproveitar esse momento para atrair a atenção dos clientes para novas compras. Mesmo com a crise, o brasileiro sempre dá um jeito de manter viva a tradição de começar um novo ano vestindo uma peça diferente”, afirma a economista.

Cuidado com o orçamento

O educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli, alerta que para não desequilibrar o orçamento, o consumidor deve estipular um valor que esteja dentro de sua capacidade financeira. “Comemorar o Ano-Novo vestindo uma peça diferente é um ritual importante para muitas pessoas porque simboliza o espírito de renovação, mas se não houver um planejamento, as finanças podem ficar prejudicadas. Para quem também for festejar, uma dica que vale é dividir os gastos com todos os convidados, assim a festa fica financeiramente acessível para todos”, orienta.