A população da Grande São Pedro participou de um momento social que proporcionou o atendimento de cerca de 5 mil pessoas, em mais de 40 serviços. A ação foi realizada por meio do “Vitória com Você”, neste sábado (29), na Emef Eliane Rodrigues dos Santos, na Ilha das Caieiras.
Durante a ação, foram ofertados serviços como orientações sobre segurança, assistência social, educação para o trânsito, corte de cabelo, atendimento à mulher e recreação infantil.
O projeto teve como objetivo foi incentivá-los a conhecer e procurar serviços ofertados pela prefeitura. Entre eles, está o programa “Casa Feliz e Segura”, de regularização fundiária, que entregou escrituras a 115 famílias de Santo André e São José.
“Estávamos aguardando muito esse reencontro na Grande São Pedro, um evento significativo, simbólico, de cidadania. Com muita tristeza, quando assumimos a prefeitura, nós notamos o abandono da Grande São Pedro, que ficou sem investimentos, obras, amor e carinho. O nosso papel, nesta gestão, é estar perto de quem mais precisa”, destacou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp!
Entre os contemplados com a escritura, estava o aposentado Augusto Barros Jacinto, 79 anos, morador de Santo André. O senhor explicou como era a situação das moradias quando foi para o local no ano de 1972.
Era tudo mato, tudo mangue, só tinha quatro casas. Nunca tive o documento da minha casa. Demorou 51 anos. Para mim, é mais segurança e garantia. Meus meninos já casaram, hoje moramos eu e minha mulher. Agora é uma casa mesmo, e é minha, tudo aterradinho”, comemorou.
Quem também não conseguia conter o sorriso por finalmente receber a escritura da casa era o também aposentado José Luiz Waldedario, 65 anos.
“Eu moro aqui desde os 17 anos. Morando numa casa que não tem escritura você fica sem segurança. É muita satisfação ter uma garantia, estou muito feliz. É um momento que a gente espera com muita emoção, é um privilégio. A maior importância para a gente é a casa da gente”, afirmou.
Cidade e habitação
A equipe da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) fez orientações às pessoas sobre o “Casa Feliz e Segura”. Foram realizadas ações para a regularização fundiária em vários bairros de Vitória com o objetivo de legalizar a permanência em áreas urbanas ocupadas, promovendo o direito social à moradia, bem como a função social da propriedade.
>> Especialista alerta aos cuidados com a gestão condominial
Com a entrega das escrituras, os moradores deixam de ter a posse e passam a ser proprietários do imóvel. Moradores dos bairros Santo André, São José, Comunidade Jaburu, Santa Martha e Comunidade Santa Helena e São José foram contemplados com a regularização fundiária. Ao todo, já foram entregues mais de 2.500 títulos.
Segundo a Prefeitura de Vitória, os projetos para a regularização fundiária dos bairros do Romão, Cruzamento e Alto Jucutuquara ainda estão em fase de aprovação. Mas em breve, os moradores dessas localidades receberão os títulos de propriedade dos seus imóveis.
Em dois anos e quatro meses de gestão, 146 famílias já foram atendidas nos diversos programas habitacionais (Reconstrução, Reassentamento, Indenização e o Bônus e Auxílio Moradia).
Cidadania, direitos humanos e trabalho
Durante a ação, a maior procura da comunidade foi pelo serviço de expedição de documento, sobretudo a Carteira de Identidade. Os moradores da Região da Grande São Pedro foram atendidos nos serviços da Casa do Cidadão, como o Sine, o Procon, o Cramsv e a Qualificação profissional, sem sair do território.
“A minha filha não tinha identidade, eu fiquei sabendo dessa ação e já vim. Isso ajuda a gente bastante. E vim fazer também a carteira digital. É uma ação que tem que ter sempre”, afirmou Christiane Rodrigues, auxiliar de serviços gerais e mãe de Antônia Vitória.
Dona Gercilia Maria de Jesus, moradora de Santo André, também aproveitou o “Vitória com Você” para resolver um problema. Ela fez uma compra em 2020 e teve problemas no registro do pagamento. Foi ao Procon pedir ajuda. “Muito difícil ir à Casa do Cidadão. Esse atendimento aqui caiu do céu!”
>> Veja o que funciona na Grande Vitória durante feriado do Dia do Trabalhador
Ao longo do dia, os moradores da região foram atendidos com encaminhamentos para o emprego, com cerca de 2 mil vagas disponíveis, emissão da Carteira de Identidade, orientações sobre direitos do consumidor (Procon) e informações sobre cursos gratuitos de qualificação profissional (Vix Cursos).
Também ocorreram campanhas de sensibilização pelo fim da violência contra a mulher (Projeto Maria da Penha Vai à Cidade e Centro de Referência em Atendimento às Mulheres em Situação de Violência – Cramsv), distribuição de absorventes na campanha contra a pobreza menstrual, entre muitas outras ações.
Pela primeira vez, em parceria com cartórios, foram feitos cadastros para averbações gratuitas na Certidão de Nascimento em questões relacionadas ao nome do pai e à diversidade. Podem procurar esse serviço pessoas com renda de até 3 salários-mínimos.
“Nós entregamos cidadania e dignidade. Foram mais de 2 mil vagas de emprego, o encaminhamento a cursos, os documentos. Foram mais de 40 serviço para as pessoas”, ressaltou o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Diego Libardi.
Saúde
Os munícipes da Grande São Pedro tiveram mais uma oportunidade de atualizar o cartão de vacinação e se imunizar contra várias doenças. Ao todo, foram 346 doses de doses de vacina contra Covid-19 (para pessoas a partir dos seis meses), Influenza (para grupos prioritários), poliomielite (para crianças de até cinco anos), BCG, difteria e tétano adulto, DTP e dTpa, febre amarela, hepatite A e hepatite B, HPV, meningocócica ACWY e meningocócica C, penta, pneumocócica 10 valente, pólio, rotavírus, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola- SCR) e varicela.
Trânsito
A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) levou a Brinquedolândia para o “Vitória com Você”, oferecendo atividades lúdicas e de educação para as crianças.
Os brinquedos educativos, fantasias, circuitos que imitam trânsito com faixas de pedestres, rotatórias e semáforos, bonecos e outras opções deixaram as crianças felizes, permitindo explorar o universo de maneira livre sem muita interferência.
>> Instituto emite alerta laranja para chuvas fortes durante o feriadão no ES
Meio ambiente
Educadores ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), por meio do projeto “Mangueando na Educação”, participaram do evento por meio de brincadeiras.
O público teve a oportunidade de conhecer mais sobre o ecossistema manguezal, sua importância, características socioambientais e bioecológicas, como perceber que ações diárias são fundamentais para a preservação.
As atividades realizadas foram: Caranguejão Interativo; Jogo da Memória Gigante; Pescaria ecológica, e Mapa Interativo dos Ecossistemas de Vitória, no qual os moradores são convidados a caminhar e visualizar no mapa a cidade de Vitória para que, de forma lúdica e interativa, possam localizar e identificar o ecossistema manguezal.
LEIA TAMBÉM: Alerta laranja: Chuva forte deve marcar o feriadão no Espírito Santo