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Cerca de 50 mil alunos vão fazer prova do SAEB no ES

Aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica terá início em 23 de outubro e vai até 10 de novembro. Haverá testes cognitivos e questionários contextuais

Foto: Divulgação/ Sedu

Cerca de 50 mil estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino do Espírito Santo serão avaliados por meio das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As provas, que permitem realizar um diagnóstico da Educação Básica Brasileira, serão realizadas entre os dias 23 de outubro e 10 de novembro.

No ano de 2023 vão participar das avaliações, os estudantes matriculados no 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e nas 3ª e 4ª séries do Ensino Médio regulares da Rede Pública de Ensino, por meio de testes cognitivos e questionários contextuais.

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As avaliações ocorrem com testes de Língua Portuguesa e Matemática para o 2º ano do Ensino Fundamental, e Ciências da Natureza e Ciências Humanas para as demais etapas avaliadas. Já para a Rede Privada, ela acontecem nos mesmos componentes e etapas. 

Segundo o divulgado pelo Secretaria da Educação, do governo do Estado, os objetivos são das provas são: 

– Produzir indicadores educacionais para o Brasil, suas regiões e unidades da Federação e, quando possível, para os municípios e as instituições escolares, tendo em vista a manutenção da comparabilidade dos dados, permitindo, assim, o incremento das séries históricas;
– Avaliar a qualidade, a equidade, e a eficiência da educação praticada no país em seus diversos níveis governamentais;
– Subsidiar a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas públicas em educação baseadas em evidências, com vistas ao desenvolvimento social e econômico do Brasil;
– Desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional, ativando o intercâmbio entre instituições de ensino e pesquisa.

A publicação dos resultados é garantida para as unidades escolares que obtiverem a participação de, pelo menos, 80% dos estudantes matriculados, e o mínimo de dez estudantes presentes no momento da aplicação dos instrumentos. 

Os resultados são descritos em níveis de aprendizagem, organizados de modo crescente, em Escalas de Proficiência de Língua Portuguesa e Matemática, para cada uma das etapas avaliadas. 

Além disso, é destacado que, os resultados de aprendizagem dos estudantes, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, verificadas por meio do Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

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Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtora Web
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Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória