Uma montanha de lixo localizado num imóvel particular na rua Teolândia, no bairro Cobilândia, foi alvo de uma força tarefa da Prefeitura de Vila Velha na manhã desta quarta-feira (12). Com autorização da Justiça, homens e máquinas da equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos com o apoio de agentes da Guarda Municipal, Fiscalização de Posturas e Saúde deram início ao trabalho de limpeza do terreno.
O terreno estava repleto de entulho, resto de obras e diversas sacolas plásticas com lixo. Como se trata de imóvel particular, o município recorreu à 2ª Vara da Fazenda Municipal da Justiça para autorizar a ação. Na decisão, o juiz Ubiratan Almeida Azevedo pontuou as diversas denúncias de moradores em torno do imóvel sobre focos do mosquito Aedes Aegypti no local.
“Esta ação deve durar o dia todo devido à grande quantidade de lixo que o morador juntou. Nossa equipe calculou aproximadamente de 60 a 80 toneladas de resíduos no local. Já temos mapeadas, em outros bairros, situações semelhantes, nas quais também é necessária a autorização da Justiça para que a prefeitura intervenha. É um caso de saúde pública”, concluiu a secretária municipal de Serviços Urbanos, Marizete de Oliveira Silva.