Geral

Cerca de 800 toneladas de lixo e veículos abandonados são retirados das ruas em Vila Velha

A operação choque de ordem envolve as equipes de Fiscalização de Posturas e Urbanística, Vigilância Sanitária e Ambiental, limpeza pública, além de agentes da Guarda Municipal.

Do total, quase dez toneladas foram recolhidas nesta quinta-feira (22) Foto: ​Divulgação

Aproximadamente 800 toneladas de lixo e carcaça de veículos foram retiradas das vias públicas e áreas irregulares, desde agosto deste ano, quando teve início o choque de ordem da Prefeitura de Vila Velha. Do total, quase dez toneladas foram recolhidas nesta quinta-feira (22), em mais uma ação realizada, desta vez, em um terreno localizado na Rua Guaraná, no bairro Rio Marinho.

O proprietário de um ferro velho, que fica próximo ao terreno, é o responsável pelos veículos. O estabelecimento não possui alvará de funcionamento e o licenciamento ambiental exigido para este tipo de atividade. A multa aplicada foi de R$ 2500.

O responsável foi notificado e terá um prazo de até 15 dias para regularizar a situação, incluindo a remoção dos carros do terreno, sob pena de ter o ferro velho interditado. Cinco veículos no entorno foram recolhidos pela prefeitura. Nenhum objeto ilícito foi encontrado.

A operação choque de ordem envolve as equipes de Fiscalização de Posturas e Urbanística, Vigilância Sanitária e Ambiental, limpeza pública, além de agentes da Guarda Municipal. Policiais da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos participaram da ação.

Um trailer que fica às margens do Canal Marinho também foi alvo da operação, por estar localizado em área irregular. O responsável foi notificado e terá um prazo de cinco dias para regularizar a situação.

Moradores aprovaram a iniciativa, principalmente, pelo fato de trazer mais segurança para a região, segundo eles. É o caso do vigilante Adilson de Jesus.
“Os carros espalhados trazem insegurança para nós, porque assaltantes aproveitam para se esconder atrás dos veículos. Além disso, facilitam o acúmulo de água e lixo e podem até contribuir para casos de dengue”, afirmou o vigilante.

Em Vila Velha, levantamento aponta que há mais de 200 carros abandonados. Do total, 80 foram recolhidos e 45 proprietários notificados.
 Denúncias de ocupação irregular do espaço público podem ser registradas via Ouvidoria Municipal, no telefone 0800 283 9059. A ligação é gratuita.