Geral

Cerimonialista: a fada madrinha das noivas

O profissional de assessoria de casamento auxilia na contratação dos fornecedores, controla o orçamento, confirma presença dos convidados, ajuda a noiva na semana do casório e cuida para que nenhum detalhe passe despercebido no grande dia

Vestido, traje do noivo, buffet, decoração, igreja, recepção, madrinhas, músicas, ordem da cerimônia… Ufa! A lista de preparativos do casamento é longa e trabalhosa, e imagina tudo isso na cabeça da noiva? É por isso que muitas recorrem a uma fada madrinha para ajudar a organizar o grande dia. Sim, elas existem, e têm um nome: cerimonialistas.

A cada dia a cerimonialista, ou profissional de assessoria de casamento, se torna mais valorizada nos casamentos, pois ela facilita não só a vida dos noivos, mas também das famílias, deixando todos seguros e com a certeza de que nenhum detalhe vai passar despercebido.

“São muitos itens que precisam de acompanhamento: diversos profissionais, prazos a cumprir, orçamentos, isso sem contar o estado emocional do casal, que muitas vezes tem outras obrigações além do casamento, como o trabalho, estudos, a organização da nova casa e a lua de mel”, conta a cerimonialista Danielly Simmer.

A especialista ressalta que organizar um casamento é como gerenciar um grande projeto, já que envolve vários profissionais, prazos e muita antecedência. E pensar em todos esses assuntos cansa os noivos e podem transformar um momento tão especial em algo estressante. “Para transformar essa fase pré-casamento mais cômoda, a cerimonialista vai facilitar a escolha dos itens que precisam ser decididos anteriormente”, garante.

A jornalista Milena Souza nem imagina seu casamento sem a ajuda de uma cerimonialista. “Aconteceu de tudo em 2013. Papai passou por uma fase delicada na saúde, minha irmã deu à luz em outro país e viajei para acompanhar o nascimento da minha primeira sobrinha, e precisei lidar com a burocracia de comprar um apartamento. Nossa vida não para porque estamos organizando um casamento e tinha dias que isso ficava no quinto lugar na minha lista de prioridade. Eu, então, precisava de alguém que pensasse nele por mim. Ter uma cerimonialista foi fundamental”.

Por onde começar?
Aqui também vale uma palavra que os noivos já ouviram bastante: pesquisa! É preciso uma pesquisa criteriosa, afinal, a cerimonialista vai lidar com todos os demais fornecedores. O ideal é contratar uma 18 meses antes do casamento, por isso escolha alguém que transmita confiança, conhecimento, cuidado com os noivos e bom relacionamento, pois ela precisa entender o gosto do casal e ir “direto ao ponto” para otimizar o tempo e as decisões.

O casal pode até pensar que a cerimonialista será um gasto a mais, mas justamente por lidar com todos os serviços, ela pode conseguir descontos valiosos. “A princípio pode parecer uma despesa a mais, mas a relação custo x benefício compensará, já que serão eles que vão lutar por preços menores e controlar o orçamento dos noivos”, esclarece Danielly.

O trabalho da cerimonialista:

Os noivos e a cerimonialista Foto: ​Acervo Pessoal

– Auxilia na contratação dos fornecedores e faz a intermediação entre todos eles, levando os gostos e os objetivos do casal;
– Sugere e traz novidades para os noivos;

– Controla o orçamento do casamento;
– Controla a lista de convidados através da confirmação de presença;
– Ajuda a noiva com a semana do casamento;
– Acompanha a montagem da decoração no dia do casamento;
– Cria de um check list para a organização do casamento;
– Acompanha e orienta a entrada da cerimônia para os pais, padrinhos, noivo, noiva, pagen e entrega das alianças;
– Recebe os convidados e observa se todos estão bem acomodados.