Após as chuvas que atingiram o Espírito Santo no último final de semana e no feriado da Proclamação da República, o nível de água dos rios capixabas subiu. Por conta disso, a Companhia Espírito Santense de Abastecimento (Cesan) anunciou, na manhã desta quinta-feira (17) a suspensão do rodízio de água para os municípios abastecidos pelo Rio Santa Maria.
Estiveram presentes nessa reunião para anunciar a suspensão representantes da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), da Agência Reguladora de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária (Arsi) e da Cesan.
Os bairros que são atendidos pelo Rio Jucu tiveram a suspensão do rodízio no dia 7 de outubro, pois o nível do rio subiu com as chuvas que ocorreram no mês. A medida abrangia alguns bairros dos municípios de Vila Velha e Viana, além da região que compreende a Ilha de Vitória e parte do município de Cariacica.
O sistema de rodízio foi autorizado pela Arsi em setembro e teve início no dia 22 do mesmo mês. Bairros de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana, além de Praia Grande, em Fundão, foram agrupados em regiões e cada dia da semana uma dessas regiões ficava sem abastecimento.
A medida extrema adotada pela Cesan ocorreu no momento em que o Espírito Santo completou três anos de estiagem.