A partir desta terça-feira (08) um ponto será instalado na Grande São Pedro, em Vitória, para atender os moradores que tiveram gastos durante o período de falta d’água nas torneiras.
A ação realizada pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) irá orientar a população e solicitar o ressarcimento do valor gasto pelos moradores para compra de água.
Para isso, os moradores da região afetada pela falta d’água terão que apresentar o comprovante de compras como notas de supermercado ou cupom fiscal de distribuidora, por exemplo.
A Cesan informou, ainda, que não irá cobrar a tarifa fixa na conta dos consumidores que foram afetados no mês de março. O valor da taxa móvel, que corresponde ao volume consumido, também não será cobrado já que não havia água.
No ponto disponibilizado, também será possível fazer o cadastro na tarifa social. Também será criado um canal de atendimento por Whatsapp para atender a população.
O ponto ficará instalado no pátio da Igreja Unção de Deus, no bairro Redenção. O atendimento será realizada das 9h às 16h.
Abastecimento começou a ser normalizado na região depois de uma semana sem água
Os moradores da Grande São Pedro, em Vitória, enfrentaram um grande problema no abastecimento de água durante a última semana. Desde segunda-feira (28), algumas casas estavam sem água para atender as necessidades básicas.
Somente neste domingo (06), a Cesan disse que o abastecimento foi normalizado em toda a região. O diretor de engenharia e meio ambiente da companhia, Pablo Andreão, destacou que equipes ficarão a postos para eventuais problemas.
“Ao longo da semana, o sistema veio normalizando e hoje está nas mesmas condições que estava antes da paralisação na última segunda-feira. Mesmo assim, mantemos nossas equipes e carros-pipas de prontidão para caso alguma emergência venha ocorrer”, disse.
Cerca de 65 mil pessoas moram na região atingida pela falta d’água. Pessoas como Crio de Souza, de 73 anos, ficaram sem água para fazer atividades básicas de higiene, como lavar o rosto.
“Tem dia que nem o rosto a gente consegue lavar. O talão continua vindo e estão todos pagos. Eu sou correto com eles, queria que eles fossem corretos comigo”, desabafou.
Governador do ES convoca Cesan e lideranças de bairros afetados para reunião
A crise chegou a tal ponto que o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, convocou a diretoria da Cesan para uma reunião com lideranças comunitárias dos bairros da Grande São Pedro. O encontro aconteceu no último sábado (05).
A Cesan reconheceu falhas no sistema de abastecimento e apresentou as providências que serão tomadas para solucionar o problema. O diretor-presidente em exercício da companhia, Weydson Ferreira, pediu desculpas pelos transtornos gerados e agradeceu a parceria das lideranças comunitárias.
Durante o encontro, também foram anunciados novos investimentos da companhia para melhorar o sistema de distribuição de água na região, além de medidas comerciais para diminuir os impactos do ocorrido.
Entre os novos investimentos, estão a execução de uma nova adutora de água tratada, bem como a reavaliação dos conjuntos de motobombas das elevatórias/boosters existentes e da capacidade de bombeamento da elevatória/reservatório Pedreira.
Procon de Vitória abre processo contra Cesan; companhia pode ser multada em mais de R$ 12 milhões
Por causa dos problemas no abastecimento de água na Grande São Pedro, em Vitória, o Procon municipal abriu um processo administrativo contra a Cesan. A companhia pode ser multada em mais de R$ 12 milhões e, em último caso, até perder a concessão pública.
“Nos termos do Código de Defesa do Consumidor, essa multa parte de R$ 818 e pode chegar a mais de R$ 12 milhões. O Procon é um órgão conciliador e funciona em caráter educativo, mas também temos o caráter sancionatório e não podemos fugir dessa característica. Tendo em vista a reiterada má prestação do serviço público, vamos dar sequencia ao processo administrativo”, explicou a gerente do Procon, Denize Izaita.
O órgão irá se reunir, nesta segunda-feira (07), com representantes da companhia para ouvir o posicionamento e os argumentos para a dificuldade de lidar com o problema dos moradores da Grande São Pedro.
“Esse é o momento de abrir para argumentações, para defesa e também para o cumprimento das determinações que fizemos ontem. Solicitamos que o serviço fosse imediatamente restabelecidos e, não havendo essa possibilidade, o serviço deveria ser oferecido por meios alternativos e gratuito”, explicou.
Por que os moradores da Grande São Pedro ficaram sem água?
No início da semana, moradores de alguns bairros de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Viana relataram que tiveram problemas no abastecimento de água. Em alguns bairros, a água voltou entre a noite de segunda-feira (28) e madrugada de terça-feira (01). No entanto, em bairros mais altos, como na região da Grande São Pedro, a população ainda convive com a falta d’água nas torneiras.
A Cesan havia prometido um retorno ainda no começo da semana, mas em algumas casas a água só voltou neste fim de semana.
A população contou que os problemas com a falta d’água é recorrente. Em muitas ocasiões, a água chega sem pressão suficiente para encher as caixas e reservatório das residências.
A Cesan informou que a falta d’água na Grande São Pedro vem ocorrendo porque o sistema que atende a região está sofrendo baixas pressões. O problema teria sido agravado na última segunda-feira (28) pela falha no fornecimento de energia pela EDP, concessionária de energia elétrica, que provocou a interrupção do abastecimento para diversos bairros da Grande Vitória.
“Tivemos um problema no fornecimento de energia elétrica, na sequência, um problema em um dos nossos equipamentos elétricos. Isso foi normalizado na segunda-feira, no período noturno a operação voltou em plena carga. Mas as redes secaram, quando seca e volta a distribuir, para chegar nas regiões mais longe e mais altas a gente precisa que a rede se encha e crie pressão. Isso ainda não foi possível. A gente pede para que as pessoas economizem água, principalmente aquelas das regiões mais baixas, porque isso ajuda a chegar água mais rápida nas regiões mais altas e distantes”, explicou o diretor operacional da Cesan, Thiago Furtado, ao jornalismo da Rede Vitória.
*Com informações da TV Vitória/Record TV.