Vida de mulher em final de gestação é uma loucura! A antiga rotina se mistura com os preparativos da chegada do neném – que não são poucos! – e com a proximidade do oitavo mês, então, a futura mamãe ainda precisa lidar com a ansiedade natural do “está chegando a hora…”. Ainda assim, com todo corre-corre, vale a pena organizar um Chá de Bebê para a criança que está chegando. Além de ser uma ótima alternativa de aliviar o estresse e se distrair, o evento ainda ajuda os pais a terminar de montar todo o enxoval.
O Chá de Bebê é uma ocasião que dispensa qualquer formalidade. Mas o que se tem visto por aí são mães, tias e avós colocando a criatividade para funcionar e organizando reuniõezinhas muito charmosas. Pegando carona nas tendências, o Guia Mamães e Bebês do Folha Vitória vai dar algumas dicas de como organizar um evento único e especial.
Lista de presentes
A lista ideal não pode deixar de fora itens básicos, como os de higiene, acessórios para alimentação e roupinhas – boas dicas são body, macacão e meias.
Marcar para quando?
Embora não haja uma regra fixa, a grande maioria das mulheres organiza seu chá quando está no sétimo ou oitavo mês de gravidez.
Melhor dia
Como o Chá de Bebê é um momento para estar entre amigos, o ideal é que aconteça num final de semana. Mas nada de iniciar à tarde e entrar pela madrugada! Mulher grávida, ainda mais em final de gestação, precisa descansar!
Decoração
Não há como negar que decoração tem papel fundamental em qualquer tipo de festa. É ela quem deixa as fotos mais bonitas e transforma o ambiente num lugar aconchegante. Você pode lançar mão do famoso Bolo de Fraldas ou do Varalzinho de Boas Vindas – aqui você monta um varal e prega nele roupinhas do baby. Outra dica superbacana é a Árvore dos Desejos. Nela, cada convidado escreve um desejo para o bebê e coloca em uma caixinha que pode já estar pronta ou ser decorada por cada um. Depois, eles têm que amarrar a caixa com uma fita comprida e pendurá-la em uma árvore – que pode ser natural ou artificial.
Quem convidar?
Só depende de você! Hoje em dia, as opções incluem chá só de mulheres, chá incluindo os maridos e outras crianças, festa separada para amigos e outra só de família, festa somente na empresa.
Tipo de convite a usar
Pode ser convitinho tradicional, de papel, convite por e-mail ou até por telefone. Além das informações básicas, de data e endereço do local, algumas pessoas gostam de incluir um telefone de contato para confirmar presença e a sugestão de presente.
O que servir
Também depende de você! Dentre as opções mais usadas estão sanduichinhos, torta salgada, bolo, sorvete, água, suco e refrigerante. Há, até, quem inclua cerveja no cardápio. Por outro lado, existem futuras mamães que prefiram servir para os seus convidados um elegante chá da tarde.
Chá de fraldas
Nos últimos tempos, o Chá de Bebê vem dividindo as atenções com o Chá de Fraldas. Como o nome diz, nesse tipo de evento os convidados levam apenas fralda – geralmente, no convite, os pais solicitam o tamanho da fralda. A grande maioria, inclusive, prefere pedir uma quantidade bem pequena de modelos RN (recém-nascido) e P, e mais pacotes de tamanho M e G.
Sugestão de lista de presentes para Chá de Bebê
Algodão de bolinhas
Babador
Boné ou chapeuzinho de tecido
Calça enxuta
Calça com pé de malha
Calça sem pé de malha
Camisa pagão de malha
Chupeta ortodôntica
Chuquinha
Cobertor
Colcha de piquê
Cortador de unha
Cotonetes
Pomada de prevenção de assaduras
Escova e pente para bebê
Fraldas de pano
Fraldas descartáveis
Gorrinho de lã
Lençol de berço c/ fronha (2 peças)
Lençol avulso
Lenços umedecidos
Lixeirinha
Luvinha de malha
Macacão para banho de sol de malha
Macacão manga comprida
Macacão manga curta
Mamadeira para água
Mamadeira para suco
Mamadeira para leite
Manta de linha
Manta de lã
Meia
Mordedor de borracha
Óleo para bebês
Sabonete neutro
Saboneteira
Sapatinho de linha
Sapatinho de lã
Tesourinha de unha
Termômetro comum
Toalha de banho com capuz (de plush ou atoalhada)
Toalha de fralda
Travesseiro