
Com a conhecidíssima moqueca capixaba, a linharense Ariela Brasil, 36, está entre os três indicados para representar o Espírito Santo no Prêmio Nacional Dólmã de chef de cozinha, premiação máxima da gastronomia brasileira, que acontece entre os dias 24 e 26 de março de 2020 no Piauí.
Ariela participa do concurso com uma releitura da moqueca capixaba, receita mais tradicional e conhecida do Espírito Santo. No prato, lombo de badejo salgado, bisque (que é um clado) de camarão com molho de moqueca, purê de banana da terra, tuile (que é uma “renda” crocante) de tinta de lula e azeite de coentro.

“A inspiração para este prato vem de um dos maiores patrimônios gastronômicos do Brasil, a moqueca capixaba. O prato representa minhas memórias afetivas e retrata as belezas naturais do Espírito Santo”, explica.
A chef capixaba participa pela primeira vez do concurso e foi uma das escolhidas para representar o Espírito Santo. O Prêmio Dólmã tem duas categorias: a estadual, que premia um chef por estado entre os três chefs concorrentes; e a nacional, que premia um chef entre os cinco chefs concorrentes.
Nesta fase, além de Ariela, mais dois chefs do Espírito Santo disputam a posição de finalista para prêmio nacional. Para votar na chef que vai representar o estado no Dólmã, é só acessar este link. A votação acontece até o dia 18 de dezembro.
“Isso tem sido de uma importância gigantesca para meu trabalho e para minha realização profissional e pessoal. Tem feito eu crer que estou no caminho certo, com as pessoas certas ao meu lado e que a responsabilidade só aumenta dentro de um nicho onde a gastronomia só cresce e cada vez mais nos surpreende”, destaca.
Ariela Brasil é formada em farmácia. Mas descobriu sua paixão pela comida e pelas reações que ela provoca ainda pequena. Ela conta que quando criança começou a ler receitas e praticava em casa. Desde então, a jovem não parou mais. Há seis anos, fechou as malas e partiu para o Rio de Janeiro onde se formou em Gastronomia.
Atualmente, Ariela é a chef consultora do restaurante da família, no bairro Conceição, em Linhares.
Prêmio Nacional Dólmã
O Prêmio Nacional Dólmã foi idealizado em junho de 2013. A ideia surgiu após um estudo de mercado que identificou a existência de uma demanda reprimida a respeito de um modelo de premiação que, em um único momento, envolvesse profissionais de cozinha de todos os estados brasileiros.
A gastronomia, que vem se destacando como uma das áreas que mais crescem, juntamente com o turismo, é um assunto presente em todas as manifestações sociais, culturais e artísticas.
A final do Prêmio Nacional Dólmã vai acontecer no Piauí, no Nordeste do país, em março de 2020.