O Espírito Santo, além de ser reconhecido pelas belezas naturais, possui uma gastronomia proveniente da tradição pesqueira. Durante o verão, com o aumento do número de turistas, os restaurantes investem cada vez mais em pratos que são a cara da temporada.
Para ajudar na hora da escolha, o Folha Vitória ouviu três renomados chefs sobre as receitas imperdíveis da gastronomia capixaba.
Para o chef e apresentador do programa Chef de Família, Alessandro Eller, a moqueca capixaba, o bobó de camarão e a torta capixaba são os principais expoentes da culinária do estado. “O bobó e a moqueca, apesar de serem encontradas em outras regiões do Brasil, são preparados de uma forma diferente no Espírito Santo. Já a torta é uma receita tipicamente capixaba. Na realidade, ela é a soma de várias moquecas com o acréscimo de palmito, bacalhau, azeitonas e ovos”.
De acordo com o chef Juarez Campos, a moqueca capixaba e a torta capixaba são os principais pratos da culinária local. Além disso, o chef destaca a receita de garopa salgada com banana da terra, encontrada em poucos restaurantes do Espírito Santo. “É uma pena que uma receita tão diferenciada, e repleta de contrastes, esteja se perdendo dentro da cultura local. A receita é única. Posso dizer que a garopa salgada é o bacalhau capixaba”.
Além da moqueca e da torta, o chef Gilson Surrage destaca o tradicional peroá com fritas, vendido nos quiosques e restaurantes do litoral capixaba. Mas o chef ainda ressalta as adaptações capixabas das receitas de paella e também um prato autoral, o famoso arroz à Nogueira Gato.
Confira a lista completa:
#Moqueca Capixaba
#Torta Capixaba
#Bobó de Camarão
#Caranguejo
#Casquinha de Siri
#Sururu
#Peroá Frito
#Camarão no Coco
#Muma de Siri
#Paella Capixaba