As duas milhões de doses da vacina contra a covid-19 da Oxford/AstraZeneca, que foram produzidas pelo Instituto Serum, na Índia, chegaram ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, no final da tarde desta sexta-feira (20).
Os imunizantes foram recebidos pelos ministros Eduardo Pazuello, da Saúde, Ernesto Araújo, das Relações Exteriores, e Fábio Faria, das Comunicações. Depois de passar pelos procedimentos burocrático, a carga deve seguir ao aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. O pouso está previsto para as 22h.
Na capital fluminense, as doses serão recebidas pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, e pelo ministro da Saúde. As doses devem ser transportadas, com escolta da Polícia Federal, para o depósito de Bio-Manguinhos, da Fiocruz. No local, elas serão rotuladas para que comece a distribuição para os estados. A previsão do Ministério da Saúde, é de que as doses comecem a ser distribuídas na tarde deste sábado (23).
Atualmente, o país conta com as seis milhões de doses da CoronaVac. Outras 4,8 milhões dose da vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, em parceira com o Butantan, receberam a aprovação do uso emergencial nesta sexta.
*Com informações do Portal R7!