O prêmio Camões, principal prêmio literário da língua portuguesa, tem um novo ganhador: Chico Buarque! Segundo o jornal Folha de S.Paulo, em uma reunião feita na terça-feira, dia 21, todo o juri o elegeu por conta de sua contribuição para a formação cultural de diferentes gerações em todos os países onde se fala a língua portuguesa. Apesar da grandiosidade do acontecimento, o compositor só ficou ciente do feito horas depois, já que ninguém conseguia falar com ele!
O jornal detalhou este incidente explicando que dois assessores, o júri do Camões e até a atriz Marieta Severo – ex-mulher de Chico – estavam tentando contato com o artista desde às quatro horas da tarde da própria terça-feira para anunciar a novidade, mas só conseguiram falar com o artista às sete e meia da noite porque ele não atendia as ligações! O motivo para o breve desaparecimento de Chico é que ele está em Paris, na França, para comemorar o aniversário!
Mesmo com o imprevisto, ele não deixou de falar sobre como estava se sentindo:
“Fiquei muito feliz e honrado de seguir os passos de Raduan Nassar [escritor brasileiro ganhador do prêmio em 2016]”, disse.
Além da felicidade por continuar um legado e por receber algo tão importante, ele pode ficar só sorrisos porque ganhou também como recompensa cem mil euros, o equivalente a 452 mil reais! Isso que é poder, né?