Um terremoto de 8,3 graus na escala Richter atingiu o Chile na noite da última quarta-feira (16), segundo o USGC (Serviço Geológico dos Estados Unidos). Pelo menos oito pessoas morreram, segundo informações do jornal La Tercera.
Ainda de acordo com a publicação, mais de 400 pessoas tiveram que deixar suas casas para se abrigarem em albergues. Os reflexos do tremor foram percebidos na cidade de São Paulo, informou o Corpo de Bombeiros da capital paulista.
O sismo teve epicentro a 36 km da localidade de Canela Baja, região de Coquimbo, e a uma profundidade de 11 km, por volta das 19h55 (mesmo horário em Brasília) no horário local.
Pelo Twitter, o Corpo de Bombeiros de São Paulo recebeu diversas ligações relatando o tremor na capital paulista: “Tremor de terra no Chile. Reflexos em SP recebemos cerca de 50 chamados da Paulista, Vila Mariana, Tatuapé, Guarulhos e Osasco”.
Em seguida, porém, pediu calma e tranqulizou a população paulistana: “As ligações ao 193 foram preocupações nos procedimentos pós tremor. Não há razão para alarde não tivemos acionamentos e situações de risco”.
O Shoa (Serviço Hidrográfico Oceanográfico do Chile) emitiu um alerta de possível tsunami no litoral de Chile e do Peru, mas suspendeu após algumas horas. O governo chileno disse que pelo menos oito pessoas morreram após o tremor, de acordo com o jornal La Tercera. “O alerta de tsunami foi suspenso em todo o território nacional”, anunciou o Departamento Nacional de Situações de Emergência do Chile, em sua conta da rede social Twitter.
A polícia do Chile informou, por meio do Twitter, que solicitou a “retirada imediata de todas a população dos locais afetados”. De acordo com o jornal chileno La Tercera, o ministro do interior do Chile, Jorge Burgos, já está monitorando a situação.
O Congresso, que fica na cidade de Valparaíso, foi esvaziado como medida de segurança. O Ministério da Educação já informou que as aulas foram suspensas nesta quinta-feira (17) na região do Atacama.
Menos de uma hora depois do primeiro terremoto, três réplicas, todas com magnitude superior a 6,1, atingiram a região, também de acordo com o USGS.
Com informações do Portal R7