A China planeja enviar astronautas para a Lua antes de 2030, em mais um passo no que parece estar se tornando uma nova disputa pela conquista do espaço. Os Estados Unidos, por sua vez, pretendem voltar a ter astronautas na superfície lunar até o fim de 2025.
Em coletiva de imprensa, o vice-diretor da Agência Espacial Tripulada da China, Lin Xiqiang, confirmou o ambicioso projeto de Pequim neste segunda-feira (29), mas sem anunciar uma data específica.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Segundo Lin, a China está se preparando inicialmente para uma “curta estadia na superfície lunar e exploração conjunta humano-robótica”.
“Temos uma estação espacial próxima da Terra e um sistema de transporte de humanos”, complementado por um processo para selecionar, treinar e apoiar novos astronautas, afirmou Lin. Um cronograma de duas missões tripuladas por ano é “suficiente para realizar nossos objetivos”, acrescentou.
Estação espacial
A agência espacial da China também apresentou a nova tripulação a ser enviada à estação espacial, em um lançamento programado para terça-feira (30), e anunciou que a estação será expandida.
Fonte: Associated Press.