Um pico de chuva de meteoro está previsto para esta semana na Grande Vitória. De acordo com a colaboradora do Instituto Exoss Citizen Science, Luciana Fontes, o evento deve acontecer entre a noite de quarta-feira (10) e madrugada de quinta-feira (11). Ela explica que são registrados meteoros diariamente, mas nos últimos dias a quantidade tem aumentado por conta dessas chuvas.
“Nós estamos passando por uma semana de incidência maior. Estamos trabalhando na rede para colocar 100% das câmeras ativas para conseguir registrar. Essa chuva está prevista para noite de quarta e madrugada de quinta-feira, e poderá ser vista a olho nu se o céu estiver limpo, e não for lua cheia. No Hemisfério Norte, vão passar de 150 a 200 meteoros por hora”, explica.
Os capixabas que quiserem ver o fenômeno devem observar o céu por volta das 2 horas da madrugada de quinta-feira (11). Mas Luciana ressalta que é preciso ter muita calma e paciência. “Qualquer chuva de meteoro pode ser vista desde que o céu esteja limpo e não seja lua cheia. Acredita-se que umas 2 horas manhã já é possível ver, mas a pessoa tem que ficar sentada em um lugar confortável, protegida do frio e com um chá esperando. É preciso esperar e observar. É fascinante”, diz.
Meteoros em Vitória e Colatina
Na Grande Vitória um meteoro foi registrado na noite do último domingo (7). A situação foi registrada por câmeras localizadas na capital e, de acordo com Luciana, além desse meteoro outros 11 foram vistos em Vitória e 10 em Colatina.
Quer ver o momento exato? Confira o vídeo!
Hiperatividade das Perseidas em 2016
Uma das mais famosas chuvas de meteoros pode ser vista no céu capixaba ainda esta semana. De acordo com o Instituto ExossCitizen Science para este ano, existe uma previsão de maior atividade entre os dias 11 e 12 de agosto.
Essa chuva é composta por meteoros bem rápidos, brilhantes, e por vezes os chamados “rasantes” ou earthgrazers também podem ocorrer, são meteoros bem lentos e que percorrem extensas faixas do céu, na altura do horizonte, mais prováveis de ocorrer antes da madrugada
A quantidade de meteoros pode aumentar ainda dias antes ou depois da chuva.
Esta chuva apresenta um atividade tão intensa, que chegou a adiar o lançamento do ônibus espacial “Discovery”, em 1993, após uma previsão de pico no dia 12 de agosto, dia do lançamento daquela nave.