As chuvas que atingiram o Espírito Santo na última semana causaram transtornos para muitas famílias. De acordo com o boletim extraordinário divulgado pela Defesa Civil, na manhã deste sábado (20), 64 pessoas estão fora de suas casas.
Ao todo, são 23 desalojados, sendo um em Alegre, dois em Apiacá, dez em Ibitirama, três em Iúna, três na Serra e quatro em Vila Velha. Em relação ao número de desabrigados, são 41 pessoas: uma em Ibitirama, que está abrigada na Creche Maria Lemos Faleiro, e outras 40 só no município de Apiacá, que estão abrigadas no Colégio municipal Maria de Lourdes
Vários pontos de alagamentos foram registrados na cidade, que fica no sul do estado. Uma família precisou ser retirada da residência preventivamente e foi encaminhada para a casa de parentes. Aproximadamente 70 famílias foram afetadas pelas chuvas e atendidas pela Defesa Civil do município. Até o fim da tarde de sexta-feira (19), 10 famílias estavam desabrigadas.
No município de Ibitarama, foram registrados, em 24 horas, 100.60 milímetros de chuva. Segundo a Defesa Civil, o Rio Norte, que está a cerca de 4 metros acima do normal, transbordou e provocou inundação em várias ruas.
Há registro de alagamentos do campo, no centro do município e na saída da sede para o distrito de Santa Maria. Foram contabilizadas 10 pessoas desalojadas e uma desabrigada
A Defesa Civil informa ainda que o risco de deslizamentos de terra é alto para Ibitirama, na região do Caparaó. Já Grande Vitória, Santa Leopoldina, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Guaçuí, Afonso Cláudio e Castelo permanecem em nível moderado.
Previsão do tempo
Neste sábado (20), o céu segue encoberto com nuvens, deixando as temperaturas baixas entre mínima de 23 °C e máxima de 26 °C, e chuva ao longo do dia, de acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
No domingo (21), a temperatura na madrugada diminui um pouco mais em todas as regiões e o dia permanece chuvoso, deixando as temperaturas entre 22 °C e 27 °C.
Ao longo da segunda-feira (22), a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) vai se afastando do Espírito Santo e as nuvens começam a diminuir um pouco no estado. A temperatura tem ligeiro aumento, mas ainda há previsão de chuva durante o dia, sendo mais frequente nas regiões Sul, Serrana e na Grande Vitória.
Em caso de situação de perigo iminente, recomenda-se entrar em contato com os órgãos de Defesa Civil através do telefone (27) 3194-3652.