As fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo na última quinta-feira (8) e na manhã desta sexta-feira (9) causaram estragos na Grande Vitória. No município de Cariacica, a Defesa Civil informou que está em alerta e prestando atendimento. As ocorrências envolvem quedas de muro.
Segundo a prefeitura do município, um muro caiu na rua Itabira, em Retiro Saudoso. Segundo avaliação do engenheiro técnico, consultor da Defesa Civil, trata-se de uma construção irregular que não suportou a vazão da água das chuvas. A casa não foi atingida.
Na rua Nossa Senhora da Penha, em Flexal 2, um muro caiu, também por irregularidade, atingindo dois quartos de uma casa. Não houve feridos. A Defesa Civil orientou que o proprietário realize a demolição da obra e reconstrução com profissional especializado.
Em Morro Novo, na rua São Miguel, houve queda de muro atingindo uma casa. Uma moradora sofreu ferimentos leves, mas foi logo atendida. A área foi isolada. Em Alice Coutinho, na rua Vitória, um outro muro também desabou. Nenhuma casa foi atingida. Houve registro de alagamentos em Campo Grande, Itacibá e Jardim América.
Até o momento, a prefeitura disse que não há registro de desalojados ou desabrigados. A Defesa Civil está em prontidão, monitorando também áreas de risco e regiões próximas aos rios Marinho e Formate. Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa pelo 9 8831-6000 (plantão 24 horas).
Sobre a escola que ficou alagada em Cariacica, a prefeitura disse que de acordo com a direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Pedro da Silva, devido às fortes chuvas, a área externa da escola que alagou. Passada a chuva, o local secou e já foi limpo. As aulas estão sendo ministradas normalmente.
No que se refere às obras na região, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) informou que, no momento, foi realizada a licitação para a contratação da empresa que fará o projeto de macrodrenagem das ruas de Porto de Santana.
Vila Velha
A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito, informou que na madrugada desta sexta-feira (9), a Defesa Civil atendeu apenas dois chamados sem gravidade. O primeiro aconteceu em decorrência de alagamentos em casas próximas a Lagoa Grande, em Ponta da Fruta. A prefeitura disse que providenciou o desentupimento do sistema de drenagem com a limpeza do local. Com isso, as águas já baixaram.
A outra ocorrência se refere ao desabamento de parte do telhado de uma casa no bairro de Barramares. De acordo com a Defesa Civil, a estrutura física do imóvel não ficou comprometida e nem teve vítimas por conta do desabamento.
O único ponto crítico de alagamento desta sexta-feira é o entorno do Terminal de São Torquato. Os outros locais da cidade a água já escoou. Os bairros mais castigados pelos temporais foram Terra Vermelha e Guaranhuns, com 50 milímetros, e o Centro com 40 milímetros de chuva.
Vitória
A Secretaria Municipal de Educação de Vitória (Seme) informou que, nesta sexta-feira, as aulas estão acontecendo normalmente em todas as escolas da rede. E a Defesa Civil disse que não foram registradas ocorrências na Capital.
Viana
A Defesa Civil de Viana afirmou que está percorrendo o município, fazendo rondas de rotina. Onde apresentou acúmulo maior de chuva a água já escoou e as aulas continuam normalmente nas escolas municipais. A equipe está de plantão 24 horas no 9 98604360 para atendimento à população.
Serra
Em decorrência das chuvas, a Prefeitura da Serra informou que foram registrados pontos de alagamento em Praia de Carapebus, Chácara Parreiral e José de Anchieta II. Disse ainda que as equipes da Defesa Civil estão em campo fazendo vistorias. As aulas acontecem normalmente nesta sexta-feira.